A Polícia Ambiental do Distrito Federal passou cinco dias procurando uma jiboia arco-íris que estava perdida dentro de um prédio no bairro de Águas Claras, em Brasília (DF), até que ela foi encontrada no térreo de outro edifício residencial, na noite de segunda-feira (15).
A polícia havia sido acionada na última quinta-feira (11) com a informação de que um adolescente de 16 anos, do 23º andar, tinha visto uma cobra dentro do seu armário.
Ao chegarem no local, a serpente não estava mais no 23º andar, então, a polícia instalou armadilhas nas tubulações do prédio, pois acreditava que a cobra havia se deslocado de um apartamento para outro através da tubulação. Mas, na noite de segunda, o animal foi visto no térreo de outro edifício por um morador, que comunicou os agentes.
A jiboia arco-íris tem 1,5 metro de comprimento e um ano e meio de idade. Pertencia a um morador do 28º andar, que não tinha autorização para criar o animal em ambiente doméstico. A polícia acredita que a serpente saiu por um buraco, já que o apartamento estava passando por uma reforma.
O rapaz poderá responder por crime ambiental, segundo o disposto na Lei 9605/1998, por manter em cativeiro ou depósito espécimes da fauna silvestre sem autorização da autoridade competente. A pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.
A jiboia foi levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama onde será cuidada até estar pronta para voltar à natureza.
Leia Também
Onça-parda passa 24h acuada em área urbana e captura vira espetáculo
Leia também
Tem uma onça-parda no quintal
No domingo, uma suçuarana apareceu na casa de um morador em Bastos, interior de São Paulo. O animal foi capturado e devolvido à natureza →
Onça-parda passa 24h acuada em área urbana e captura vira espetáculo
Quatro pessoas foram presas por agredir e desrespeitar ordem dos policiais, tentando filmar o animal de perto, que foi capturado, levado para exames e devolvido à natureza →
Polícia Civil da Paraíba atropela jiboia de quase 3 metros
Animal tentava atravessar a rua quando animal foi atropelado pela viatura. Não se sabe qual o estado de saúde da cobra →