Notícias

Justiça

A Universidade Federal de Mato Grosso, com dinheiro da Fundação Packard e o apoio do Imazon, ICV e governo do estado, criou um escritório de advocacia ambiental acoplado à Faculdade de Direito. Vai acompanhar os processos dos 60 maiores desmatamentos ocorridos no estado durante a operação Curupira, no ano passado. Pretende servir também de laboratório para estudar as razões pelas quais questões ambientais andam mal pelos corredores dos tribunais. Caminham mais lento que o habitual e geram sentenças que não levam em consideração a restauração do que foi devastado. O mais comum são condenações que envolvem compensações sociais, como por exemplo doação de cestas básicas.

Redação ((o))eco ·
12 de abril de 2006 · 20 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
25 de junho de 2026

Reciclagem entra na disputa entre Caprichoso e Garantido em Parintins

Projeto transforma resíduos em pontos para os bois-bumbás, fortalece a renda de catadores e incorpora a agenda ambiental ao maior festival cultural da Amazônia

Salada Verde
24 de junho de 2026

Acordo provisório freia avanço da mineração de Belo Sun no Xingu

O acordo manteve a licença de instalação no centro da disputa e impede qualquer intervenção física no empreendimento por 60 dias

Reportagens
24 de junho de 2026

Quando a justiça tarda, mas não falha: a desocupação do Parque Estadual Guajará-Mirim

Unidade de conservação localizada em Rondônia que sofria com invasões e crimes ambientais passou por uma novela jurídica de anos, porém com direito ao final feliz

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.