Análises

Cidade dos Meninos

De Luiz ZaharMédico do TrabalhoBoa noite,Sobre o excelente artigo sobre a Cidade dos Meninos, gostaria de acrescentar um fato que traz ainda mais complicações e dificulta ainda mais o processo de descontaminação do local.Muitas das casas construídas no local são construídas de pó de broca! Parece loucura, mas não é. Descobriu-se ao longo do tempo que o pó de broca misturada ao cimento e areia produzia uma ótima argamassa que saía muito mais barato, pois economizava bastante na quantidade de cimento. Resultado, grande parte da contaminação ambiental se deve às próprias construções, o que expõe a quase totalidade dos moradores da Cidade dos Meninos à elevados níveis de organoclorados cujo controle é, virtualmente, impossível. Não existem meios de descontaminar o solo do local se todas as casas não forem demolidas, causando um impacto social ainda não determinado.A Cidade dos Meninos é um triste retrato da ignorância do homem frente a variáveis ainda mal compreendidas e potencialmente letais. Dentro das devidas proporções considero que a Cidade dos Meninos é um fato tão grave quanto Chernobyl ou o acidente radioativo ocorrido em Goiânia com o Césio 137 e o pior, não demanda da mídia nenhuma atenção especial, principalmente porque envolve uma população de baixa renda e que vive permanentemente amedrontada com a possibilidade de perderem suas casas e os seus direitos, expondo-se diariamente à possibilidadede doenças tão graves quanto o câncer de tireóide, fígado e rins, além de uma infinidade de doenças acomentendo o sistema nervoso e reprodutivo.Mais uma vez, parabéns pelo trabalho. Espero que ele signifique mais um degrau no caminho de uma reparação necessária da população que por descaso, ignorância e má fé, se expôs à esta situação tão grave.atn.

Lorenzo Aldé ·
31 de março de 2005 · 21 anos atrás
  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
29 de março de 2026

40 espécies migratórias recebem maior proteção na COP15

Confira os principais avanços conquistados na Conferência das Espécies Migratórias, que terminou em Campo Grande (MS) neste domingo

Salada Verde
27 de março de 2026

Mobilização coletiva na Baía de Guanabara retira mais de 400 kg de resíduos

O CleanUp Bay, reuniu voluntários na Baía de Guanabara para coletar resíduos e alertar sobre os impactos da poluição no ecossistema local

Salada Verde
27 de março de 2026

Ameaçado globalmente, tubarão-azul ganha maior proteção no Brasil

País anuncia regras mais restritivas para o comércio internacional da espécie. Normas incluem proibição da comercialização de barbatanas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.