De Grupo Bertin
Cara Carolina
Acompanhamos as notícias publicadas pelo site O Eco, no dia 1º de agosto de 2007, e temos algumas considerações a fazer. Na primeira notícia, entitulada “Boi em debate”, foi informado aos leitores que seria realizada “a segunda audiência pública para discutir a expansão das operações do frigorifico Bertin na Amazônia”. O evento realizado no dia 2 de agosto, em Marabá, foi o quinto seminário de apresentação das atividades do Grupo Bertin em Marabá.
Na segunda notícia, entitulada “Estranha audiência”, o site informa que o evento teria sido organizado pelo governo do Pará e pelo Bertin. Contudo, o evento foi organizado somente pelo Grupo Bertin. A participação do governo do Estado na organização não procede. Além disso, a notícia afirma que não teriam sido convidados membros da academia e institutos de pesquisa. A empresa publicou convites para o seminário em jornais e rádios da região e enviou convites especiais para mais de 80 organizações da região, incluindo associações de moradores de Marabá, associações indígenas, ONGs, sindicatos, movimentos sociais, OAB, Universidade Estadual e Universidade Federal do Pará, além dos órgãos públicos locais.
Clique aqui para ler esta carta na íntegra.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Academia Brasileira de Ciências debate futuro dos oceanos e prepara dossiê científico sobre desafios globais
Inspirado pela Década da Ciência Oceânica da ONU, o evento reuniu pesquisadores para discutir mudanças climáticas, governança global e inovações tecnológicas voltadas ao futuro sustentável →
Turismo em unidades de conservação federais movimenta R$ 40,7 bilhões e reforça pressão por investimentos
Estudo do ICMBio aponta que turismo em áreas protegidas gerou R$ 20,3 bilhões ao PIB e arrecadação superior ao dobro do orçamento do órgão em 2025 →
MPF pede prioridade máxima para criar Refúgio de Vida Silvestre após atentado na Serra da Chapadinha
Ofícios enviados a órgãos estaduais e federais pedem também a investigação rigorosa do crime e, proteção imediata das vítimas e comunidades tradicionais que vivem na serra →
