Análises

A reciclagem, de Cals a Lobão

Redação ((o))eco ·
6 de março de 2008 · 17 anos atrás

De: Marcos R. Maximino

Prezado Marcos Corrêa,

Ainda mais do que na minha profissão (sou Psicólogo Clínico), acredito que, ao dizer algo, um jornalista não pode avaliar o alcance ou mesmo a profundidade que suas palavras alcançarão nesta ou naquela pessoa que as escuta ou lê.

Foi o caso do seu artigo “Cals, o Outro Ministro da Reciclagem”– publicado há algumas semanas no ESTADO: além de esclarecedor, foi muito gratificante, para mim e para minha carreira, perceber que, dizer a coisa certa no momento errado, isto é, antes que as pessoas estejam prontas ou “maduras” o suficiente para perceber a importância daquilo que é dito – ainda que se trate de cientistas ou professores – pode levar até mesmo uma mente privilegiada – como a de Mario H. Simonsen – cometer erros grosseiros de avaliação e, assim, descartar propostas inovadoras, visionárias talvez, cujo único “pecado” é serem “inovadoras demais para o seu tempo”.

Foi de grande importância para mim saber que o ex-ministro Cals sofreu o mesmo constrangimento que eu próprio sofri em 1990, ao apresentar para a comunidade científica do Hosp. das Clínicas da FMUSP e da PUC-SP projeto de pesquisa que mostrava a importância de se utilizar os conceitos de Qualidade de Vida e da Promoção de Saúde para a prevenção das doenças mentais e/ou físicas. Na época, meu projeto de mestrado foi recusado e professores e colegas de profissão me ridicularizaram bastante.

Felizmente fui teimoso o suficiente para, no silêncio do meu consultório, continuar a aplicação desses conceitos àquelas pessoas que me procuraram desde que me graduei.

Para minha satisfação, no entanto, em 2000 e 2004, Martin Seligman, nos EUA, apresentou um projeto muito parecido com minha proposta, formulada em 1989, o qual foi amplamente aceito e vem recebendo financiamentos de mais de 500 mil dólares por ano para pesquisar “felicidade”; um projeto que parte dos mesmos fundamentos daquele projeto…

Em 2005, o Professor José Roberto Leite – Depto. de Psicobiologia da UNIFESP – olhou com interesse e seriedade para meu projeto, e estou iniciando um trabalho por lá.

Mas, assim como no caso da Energia, poderia ser o Brasil o detentor dos méritos do saber e da patente dessa tecnologia em Saúde, que hoje importamos de fora…

Marcos, obrigado!

Leia também

Notícias
20 de dezembro de 2024

COP da Desertificação avança em financiamento, mas não consegue mecanismo contra secas

Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados

Reportagens
20 de dezembro de 2024

Refinaria da Petrobras funciona há 40 dias sem licença para operação comercial

Inea diz que usina de processamento de gás natural (UPGN) no antigo Comperj ainda se encontra na fase de pré-operação, diferentemente do que anunciou a empresa

Reportagens
20 de dezembro de 2024

Trilha que percorre os antigos caminhos dos Incas une história, conservação e arqueologia

Com 30 mil km que ligam seis países, a grande Rota dos Incas, ou Qapac Ñan, rememora um passado que ainda está presente na paisagem e cultura local

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.