Análises

Meio Ambiente, meio esporte

Barco vencedor da Regata Cidade do Cabo-Rio é o único entre os 17 competidores com tripulantes brasileiros. Foram treinados por um ambientalista de carteirinha.

Pedro da Cunha e Menezes ·
8 de fevereiro de 2011 · 13 anos atrás

Está confirmado! Mesmo computados todos os “handicaps”, O barco vencedor da Regata Cidade do Cabo-Rio é o City of Cape Town. Apesar do nome, o veleiro capitaneado pelo sul-africano Garry Heggie era o único entre os 17 competidores que contava com tripulantes brasileiros. Os Fluminenses Alex Mattos, Samuel Gonçalves, Hallan Batista e Allan Tavares ralaram para conquistar o caneco desta que é a maior regata transatlântica.

 
Os brasileiros são pupilos de Axel Schmidt Grael. Foram treinados no projeto que Axel mantém em Niterói com seus irmãos Lars e Torben. Para quem não liga o nome à pessoa, Axel é ex-presidente do Instituto Estadual de Florestas do Rio de Janeiro, ex-presidente ds FEEMA e ex-subsecretário de Meio ambiente do Estado do Rio. Ao que consta, todos os minutos de sua vida que passou desembarcado foram dedicados à preservação ambiental.
 
Como não podia deixar de ser, a conquista de seus alunos é também uma vitória para a Baía de Guanabara. Como profissional e ongueiro Axel sempre militou pela limpeza das suas águas. É ali que velejam os integrantes do Projeto Grael. Sua conservação está embutida nos ensinamentos do dia a dia. Alçar garotos com esse grau de conscientização a uma posição de fama e destaque ajuda a difundir mais amplamente a luta por uma baía limpa.
 
Parabéns Axel! Parabéns Projeto Grael!

Leia mais sobre o Projeto Grael
Aprender, ensinar e sonhar (com a natureza) sempre faz bem, por Suzana Pádua

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.