Notícias

Guia de aves para leigos e profissionais

WWF-Brasil e Fundação Florestal lançaram, nesta quarta-feira, o Guia de aves Mata Atlântica Paulista. Com informações sobre 48 espécies, publicação pode ser acessada pela internet. 

Redação ((o))eco ·
10 de dezembro de 2010 · 13 anos atrás

Foi lançado em São Paulo, nesta quarta-feira, o Guia de aves Mata Atlântica Paulista. Organizada pelo WWF-Brasil em parceria com a Fundação Florestal do Estado de São Paulo, a publicação apresenta 48 espécies de pássaros do bioma. “Esse Guia traz informações inéditas e atualizadas que dizem respeito a uma região específica, que é a Serra do Mar. Além disso, há uma listagem completa das espécies no final para que os ornitólogos possam fazer suas anotações técnicas”, disse Luciana Simões, coordenadora do Programa Mata Atlântica do WWF-Brasil.

O livro, que estará disponível nos parques ao custo de dez reais, visa atrair novos visitantes para a observação de aves, e não apenas profissionais do ramo – embora seja voltado também a eles. O leitor poderá acompanhar os nomes das aves, seus dados científicos, descrição de seus comportamentos e hábitos, além de uma série de belas fotos coloridas. De acordo com o secretário do Meio Ambiente de São Paulo, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, os parques sob administração da Fundação Florestal recebem o maior número de observadores de aves da América Latina.

Um exemplo no livro é a jacutinga, espécie à beira da extinção que depende de grandes áreas florestadas e bem protegidas para a sobrevivência. Ameaçada em função do desmatamento e da caça extensiva, pode ser encontrada, principalmente, nos parques Intervales, Carlos Botelho, Turístico do Alto do Ribeira e Ilhabela. Durante o lançamento, o governador de São Paulo Alberto Goldman assinou um contrato de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a recuperação socioambiental da Serra do Mar. O valor dos recursos investidos foi de 287 milhões de reais. Junto com recursos federais e estaduais, o investimento, até 2013, chegará a 832 milhões de reais.

Para fazer o download da publicação, clique aqui. 

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.