Notícias

Guia de aves para leigos e profissionais

WWF-Brasil e Fundação Florestal lançaram, nesta quarta-feira, o Guia de aves Mata Atlântica Paulista. Com informações sobre 48 espécies, publicação pode ser acessada pela internet. 

Redação ((o))eco ·
10 de dezembro de 2010 · 11 anos atrás

Foi lançado em São Paulo, nesta quarta-feira, o Guia de aves Mata Atlântica Paulista. Organizada pelo WWF-Brasil em parceria com a Fundação Florestal do Estado de São Paulo, a publicação apresenta 48 espécies de pássaros do bioma. “Esse Guia traz informações inéditas e atualizadas que dizem respeito a uma região específica, que é a Serra do Mar. Além disso, há uma listagem completa das espécies no final para que os ornitólogos possam fazer suas anotações técnicas”, disse Luciana Simões, coordenadora do Programa Mata Atlântica do WWF-Brasil.

O livro, que estará disponível nos parques ao custo de dez reais, visa atrair novos visitantes para a observação de aves, e não apenas profissionais do ramo – embora seja voltado também a eles. O leitor poderá acompanhar os nomes das aves, seus dados científicos, descrição de seus comportamentos e hábitos, além de uma série de belas fotos coloridas. De acordo com o secretário do Meio Ambiente de São Paulo, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, os parques sob administração da Fundação Florestal recebem o maior número de observadores de aves da América Latina.

Um exemplo no livro é a jacutinga, espécie à beira da extinção que depende de grandes áreas florestadas e bem protegidas para a sobrevivência. Ameaçada em função do desmatamento e da caça extensiva, pode ser encontrada, principalmente, nos parques Intervales, Carlos Botelho, Turístico do Alto do Ribeira e Ilhabela. Durante o lançamento, o governador de São Paulo Alberto Goldman assinou um contrato de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a recuperação socioambiental da Serra do Mar. O valor dos recursos investidos foi de 287 milhões de reais. Junto com recursos federais e estaduais, o investimento, até 2013, chegará a 832 milhões de reais.

Para fazer o download da publicação, clique aqui. 

Leia também

Notícias
22 de outubro de 2021

“Adote um ninho”: Conheça a campanha para a preservação dos papagaios brasileiros

Campanha busca incentivar a proteção dos papagaios por meio da construção de ninhos artificiais para suprir a falta de cavidades naturais, que estão diminuindo por conta do desmatamento

Análises
22 de outubro de 2021

Por uma nova onda de soluções para a resiliência e a saúde do oceano

Estudo do FMI estima que 8 milhões de toneladas de lixo plástico acabam no mar todos os anos, sendo 80% provenientes do continente. Se não mudarmos esse quadro, o oceano terá mais lixo do que peixes até 2050

Salada Verde
21 de outubro de 2021

Polícia Civil do Maranhão prende um dos homens que matou onça preta e se gabou nas redes sociais

Corpo do animal abatido foi filmado por três homens, que comemoraram o feito. O homem preso também será multado pelo Ibama.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 1

  1. MARLI ALVES PEREIRA VASCONCELLOS diz:

    Não entendo o porquê esconder o rosto do homem, adulto!! Ele mostrou a cara nas redes sociais!! É preciso identificar criminosos.