Recém-eleito o melhor lugar do mundo para caminhadas em área urbana, o Parque Nacional da Tijuca acaba de ganhar um guia de campo. A publicação, feita pelo Instituto de Biologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), pretende auxiliar professores da Educação Básica na utilização do Parque Nacional da Tijuca como local para o desenvolvimento de aulas não formais, a partir de um roteiro que destaca os principais pontos a serem observados e abordados.
A obra “Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca” é fruto do trabalho organizado pela professora Andréa Espínola de Siqueira e contou com a participação de 13 profissionais. O prefácio da obra é escrito por Ana Cristina Vieira, museóloga e profunda conhecedora da parte histórica do Parque.
Como é um guia para ser usado por professores, a publicação foca na Trilha dos Estudantes que, como o nome sugere, é tradicionalmente usada para visitas escolares. O percurso apresenta placas explicativas e informações sobre a flora, fauna e importância do Parque para a cidade.
Os alunos percorrem do portão de entrada do setor Floresta até o Centro de Visitantes, onde encontram uma importante exposição, que complementa as informações absorvidas durante o trajeto de aproximadamente 1 km.
O guia, lançado no começo desta semana (21), está disponível de graça em formato PDF. Ele também será distribuído entre os professores e alunos da educação básica nas escolas da rede municipal e estadual do Rio de Janeiro. A primeira tiragem é de 2 mil unidades, em formato de CD.
Programação Horários: Atividades agendadas: 24/10, às 14h (quinta-feira) – Caminhada pela Trilha dos Estudantes com alunos do curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Uerj e alunos do curso de Pedagogia Uerj. Palestra de apresentação do livro, seguida de distribuição no auditório do Centro de Visitantes. Total: 15 alunos. 25/10, às 10h (sexta-feira) – Caminhada pela Trilha dos Estudantes com alunos do curso de Ciências Biológicas da Uerj. Palestras de apresentação do livro e sobre o Manejo de Espécies Exóticas no Parque, seguida de distribuição no auditório do Centro de Visitantes. Total: 15 alunos. |
Saiba Mais
Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca
O Parque Nacional da Tijuca no WikiParques
Leia Também
Todos os caminhos da Transcarioca
Visitação em UCs triplica em 5 anos, mas segue concentrada
Floresta da Tijuca: um resgate do nome imposto pela história
Leia também
Entrando no Clima #42 | Texto final da COP 29 frustra em todos os pontos
A 29ª Conferência do Clima chegou ao seu último dia, sem vislumbres de que ela vai, de fato, acabar. →
Entrando no Clima#41 – COP29: O jogo só acaba quando termina
A 29ª Conferência do Clima chegou ao seu último dia, sem vislumbres de que ela vai, de fato, acabar. →
Supremo garante a proteção de manguezais no país todo
Decisão do STF proíbe criação de camarão em manguezais, ecossistemas de rica biodiversidade, berçários de variadas espécies e que estocam grandes quantidades de carbono →