Notícias

UERJ lança guia sobre trilhas do Parque Nacional da Tijuca

Publicação voltada para professores revela os encantos de uma das principais unidades de conservação do país. Guia está disponível em PDF.

Redação ((o))eco ·
23 de outubro de 2013 · 8 anos atrás

Fim do 2º trecho da Trilha dos Estudantes. Foto: Divulgação/Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca.
Fim do 2º trecho da Trilha dos Estudantes. Foto: Divulgação/Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca.

Recém-eleito o melhor lugar do mundo para caminhadas em área urbana, o Parque Nacional da Tijuca acaba de ganhar um guia de campo. A publicação, feita pelo Instituto de Biologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), pretende auxiliar professores da Educação Básica na utilização do Parque Nacional da Tijuca como local para o desenvolvimento de aulas não formais, a partir de um roteiro que destaca os principais pontos a serem observados e abordados.

A obra “Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca” é fruto do trabalho organizado pela professora Andréa Espínola de Siqueira e contou com a participação de 13 profissionais. O prefácio da obra é escrito por Ana Cristina Vieira, museóloga e profunda conhecedora da parte histórica do Parque.

Como é um guia para ser usado por professores, a publicação foca na Trilha dos Estudantes que, como o nome sugere, é tradicionalmente usada para visitas escolares. O percurso apresenta placas explicativas e informações sobre a flora, fauna e importância do Parque para a cidade.
Os alunos percorrem do portão de entrada do setor Floresta  até o Centro de Visitantes, onde encontram uma importante exposição, que complementa as informações absorvidas durante o trajeto de aproximadamente 1 km.

O guia, lançado no começo desta semana (21), está disponível de graça em formato PDF. Ele também será distribuído entre os professores e alunos da educação básica nas escolas da rede municipal e estadual do Rio de Janeiro. A primeira tiragem é de 2 mil unidades, em formato de CD.

Programação
Nos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro, a coordenadora da publicação, Andréa Espínola, estará no setor Floresta da Tijuca articulando diversas atividades com estudantes e autores do Guia, incluindo distribuição do CD no local.

Horários:
Manhã: das 10h às 12h
Tarde: das 14h às 16h.

Atividades agendadas:

24/10, às 14h (quinta-feira) – Caminhada pela Trilha dos Estudantes com alunos do curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Uerj e alunos do curso de Pedagogia Uerj. Palestra de apresentação do livro, seguida de distribuição no auditório do Centro de Visitantes. Total: 15 alunos.
Autores presentes: Andréa Espínola de Siqueira, Ana Maria Donato, Marly Veiga e Marcia Ancora.

25/10, às 10h (sexta-feira) – Caminhada pela Trilha dos Estudantes com alunos do curso de Ciências Biológicas da Uerj. Palestras de apresentação do livro e sobre o Manejo de Espécies Exóticas no Parque, seguida de distribuição no auditório do Centro de Visitantes. Total: 15 alunos.
Autores presentes: Andréa Espínola de Siqueira, Thiago Haussig e Marlon Almeida.

 

 

Saiba Mais
Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca
O Parque Nacional da Tijuca no WikiParques

Leia Também
Todos os caminhos da Transcarioca
Visitação em UCs triplica em 5 anos, mas segue concentrada
Floresta da Tijuca: um resgate do nome imposto pela história

 

 

 

Leia também

Notícias
20 de outubro de 2021

INPE não tem recursos garantidos para pagamento de água e luz até final do ano

Destinação de R$ 5 milhões pela AEB deu um respiro ao Instituto, mas órgão ainda aguarda verba de outras fontes para honrar despesas de funcionamento até dezembro

Notícias
19 de outubro de 2021

Adote um Parque ganha nova fase com unidades de conservação da Caatinga

Nova etapa do programa de adoção das UCs criado por Salles terá foco em trilhas e incluirá dez áreas protegidas da Caatinga, entre elas, os parques nacionais da Chapada Diamantina e de Jericoacoara

Notícias
18 de outubro de 2021

Websérie traz o elo entre o ser humano e a natureza do Rio de Janeiro

Personagens que possuem uma conexão especial com a paisagem natural da cidade são apresentados na websérie do documentarista e fotógrafo carioca, Rafael Duarte

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta