Notícias

UERJ lança guia sobre trilhas do Parque Nacional da Tijuca

Publicação voltada para professores revela os encantos de uma das principais unidades de conservação do país. Guia está disponível em PDF.

Redação ((o))eco ·
23 de outubro de 2013 · 10 anos atrás

Fim do 2º trecho da Trilha dos Estudantes. Foto: Divulgação/Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca.
Fim do 2º trecho da Trilha dos Estudantes. Foto: Divulgação/Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca.

Recém-eleito o melhor lugar do mundo para caminhadas em área urbana, o Parque Nacional da Tijuca acaba de ganhar um guia de campo. A publicação, feita pelo Instituto de Biologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), pretende auxiliar professores da Educação Básica na utilização do Parque Nacional da Tijuca como local para o desenvolvimento de aulas não formais, a partir de um roteiro que destaca os principais pontos a serem observados e abordados.

A obra “Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca” é fruto do trabalho organizado pela professora Andréa Espínola de Siqueira e contou com a participação de 13 profissionais. O prefácio da obra é escrito por Ana Cristina Vieira, museóloga e profunda conhecedora da parte histórica do Parque.

Como é um guia para ser usado por professores, a publicação foca na Trilha dos Estudantes que, como o nome sugere, é tradicionalmente usada para visitas escolares. O percurso apresenta placas explicativas e informações sobre a flora, fauna e importância do Parque para a cidade.
Os alunos percorrem do portão de entrada do setor Floresta  até o Centro de Visitantes, onde encontram uma importante exposição, que complementa as informações absorvidas durante o trajeto de aproximadamente 1 km.

O guia, lançado no começo desta semana (21), está disponível de graça em formato PDF. Ele também será distribuído entre os professores e alunos da educação básica nas escolas da rede municipal e estadual do Rio de Janeiro. A primeira tiragem é de 2 mil unidades, em formato de CD.

Programação
Nos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro, a coordenadora da publicação, Andréa Espínola, estará no setor Floresta da Tijuca articulando diversas atividades com estudantes e autores do Guia, incluindo distribuição do CD no local.

Horários:
Manhã: das 10h às 12h
Tarde: das 14h às 16h.

Atividades agendadas:

24/10, às 14h (quinta-feira) – Caminhada pela Trilha dos Estudantes com alunos do curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Uerj e alunos do curso de Pedagogia Uerj. Palestra de apresentação do livro, seguida de distribuição no auditório do Centro de Visitantes. Total: 15 alunos.
Autores presentes: Andréa Espínola de Siqueira, Ana Maria Donato, Marly Veiga e Marcia Ancora.

25/10, às 10h (sexta-feira) – Caminhada pela Trilha dos Estudantes com alunos do curso de Ciências Biológicas da Uerj. Palestras de apresentação do livro e sobre o Manejo de Espécies Exóticas no Parque, seguida de distribuição no auditório do Centro de Visitantes. Total: 15 alunos.
Autores presentes: Andréa Espínola de Siqueira, Thiago Haussig e Marlon Almeida.

 

 

Saiba Mais
Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca
O Parque Nacional da Tijuca no WikiParques

Leia Também
Todos os caminhos da Transcarioca
Visitação em UCs triplica em 5 anos, mas segue concentrada
Floresta da Tijuca: um resgate do nome imposto pela história

 

 

 

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.