Reportagens

A aposta incerta do manejo florestal

Em setembro, o governo deu o pontapé inicial na concessão de florestas públicas para manejo privado. É uma aposta cercada de dúvidas, diz Niro Higuchi, do Inpa, em entrevista a O Eco.

Redação ((o))eco ·
7 de outubro de 2008 · 18 anos atrás
Exploração de madeira na Amazônia: regime de manejo na região é cercado de incertezas. (Foto: Susan Trumbore)
Exploração de madeira na Amazônia: regime de manejo na região é cercado de incertezas. (Foto: Susan Trumbore)
O Projeto de Lei de Gestão de Florestas Públicas mirava também a diminuição do desmatamento. Por ironia, o desmatamento caiu antes da aprovação do texto e assim que a primeira concessão foi autorizada, o desmatamento volta a subir. É óbvio que os “voluntários” não desejavam isto, mas acaba mostrando o grau de amadorismo na proposição de medidas de combate ao desmatamento.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
2 de junho de 2026

Falhas em permissões de garimpo permitiram movimentar R$ 18,4 bilhões em ouro, diz Greenpeace

Relatório aponta que títulos minerários foram usados para dar aparência legal a ouro extraído ilegalmente em Terras Indígenas e unidades de conservação da Amazônia

Colunas
2 de junho de 2026

Duas boas notícias sobre visitação a parques nacionais brasileiros

Visitação cresceu 8,3% e chegou ao recorde de 13,6 milhões enquanto a concentração nos top 5 chega ao menor nível histórico. O que mudou no ranking, quais parques entraram no reporte e o que ainda falta explicar

Salada Verde
2 de junho de 2026

Seminário Jornalismo e Clima discute soluções locais para crise climática e papel da comunicação

Jornalistas, líderes comunitários, pesquisadores e ativistas se reuniram na manhã desta segunda-feira (1º), no Seminário Jornalismo e Clima, para debater os impactos das mudanças climáticas nos territórios e as iniciativas locais voltadas ao enfrentamento desses desafios. O evento, realizado pelo ((o))eco na ESPM Rio, reuniu profissionais e representantes de diferentes áreas para compartilhar experiências e

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.