Análises

Os rios da minha vida

Nós, disciplinados pela vida urbana, pelo tratamento asséptico e distante da natureza, pelo consumismo exagerado, também seguimos perdendo conexão e organicidade

Paulo Groke ·
15 de fevereiro de 2021 · 3 anos atrás
Rio Itatinga, no Parque das Neblinas. Foto: Acervo Ecofuturo.

Me recordo de momentos com meu pai na barranca do rio Paraná, quando nós e o Paranazão – como o rio era carinhosamente chamado –, corríamos livres, leves e soltos. Rio potente e imponente, vai cortando milhares de quilômetros, dezenas de municípios e três países, forjando a paisagem, gerando vida e histórias. O correr livre do rio Paraná significava a formação de uma geografia orgânica, que na época das cheias formava os varjões, ambientes nos quais a vida existia em tremenda profusão e sonoridade.

Era o berçário de inúmeras espécies de peixes. Também bastava um descansar dos remos para contemplar irerês, curimbatás, garças, socós, biguás, jacarés. Com sorte, o dia seria premiado com a aparição de um cervo do pantanal.

O que hoje chamamos tecnicamente como vocalização, meu pai e eu conhecíamos como sinfonia das aves, dos anfíbios e dos insetos, cada um tocando o seu “instrumento”. As obras musicais contrastavam com o nosso silêncio, única e respeitosa contribuição que poderíamos oferecer naqueles momentos.

Mas deixamos de correr livres. O Paranazão e nós.

As represas erguidas comprometeram os varjões. O rio, disciplinado pela força das necessidades humanas – sempre elas – teve transformada a complexa sinfonia de suas margens difusas em uma composição de poucas notas. O regente cervo custa agora a dar as caras.

“Deixamos de nos encantar com a estética e sonoridade do ambiente natural. Deixamos de remar e de nos encantar nos varjões da vida.”

E nós, disciplinados pela vida urbana, pelo tratamento asséptico e distante da natureza, pelo consumismo exagerado, também seguimos perdendo conexão e organicidade. Deixamos de nos encantar com a estética e sonoridade do ambiente natural. Deixamos de remar e de nos encantar nos varjões da vida.

Mas o que vi, ouvi e senti, não consigo esquecer. Mais que isso, a minha experiência de contato com a natureza me impregnou e forjou a minha essência.

O mesmo destino que na infância me apresentou ao rio Paraná e me fez engenheiro florestal, também me deu o privilégio de conhecer, já na vida adulta, um rio chamado Itatinga. Amor à primeira vista que, creio eu, foi recíproco.

Mais mirradinho, com menor vazão e num relevo acidentado, não tem varjões, mas um curso sinuoso. E impressiona mesmo por sua transparência, pelas cachoeiras e pequenas praias.

Mas a mim, toca principalmente pela história que ele me conta. Cada gota traz na sua essência, uma história não somente própria de um mineral chamado água, mas de plantas, bichos e gente.

Você, que como eu pode estar agora na cidade grande, pare perto de um rio próximo e tente ouvir o que ele tem para contar. Sim, todos os rios podem falar, não apenas o Paranazão e o Itatinga. Certamente, as histórias não são as mesmas.

Rio Itatinga. Foto: Sergio Zacchi.

Voltando aos dois rios da minha vida, eles correm em sentido quase contrário e desaguam no Atlântico, distantes um do outro, mas o oceano lhes permite misturar suas histórias e vidas no eterno embolar das correntes. Ali, se tornam um.

Bem antes disso, nas nascentes do Itatinga, um tal de Parque das Neblinas foi criado para abraça-lo e protegê-lo. Cada uma de suas quase quinhentas nascentes é um filhote de rio e, como tal, merece especial cuidado. A Mata Atlântica que lhe serve de manto se recupera do assédio do Homo sapiens. No Parque, engenheiros florestais, biólogos, guarda-parques, monitores, pesquisadores, cozinheiras, ecoturistas, educadores e estudantes tratam o Itatinga e a Mata com grande e merecida reverência.

Parte do que até o momento escrevi pode ser explicada pela geografia, biologia, física, matemática, história e cultura. Podemos tentar compreender a vida de qualquer rio por meio destas “disciplinas”. Melhor, podemos falar de geografia, biologia, física, matemática, história e cultura por meio dos rios e também das matas e paisagens. É o ambiente natural como espaço educador.

Qual o reflexo que o convívio com o ambiente natural pode proporcionar para pessoas praticamente desprovidas da oportunidade do contato com a natureza? Sem contar o desfrute em si, os benefícios à saúde e a sensação de encantamento, o quanto as escolhas futuras não poderão ser influenciadas pelo contato e (re)descoberta do ambiente natural?

Fico feliz só de saber que rio Itatinga oferece, para todos as pessoas que hoje o visitam, a oportunidade, cada vez mais rara, que o Paranazão me ofereceu.  O Itatinga pode ser o primeiro rio limpo que muitos conheceram na vida. E muitos se confraternizam e compartilham histórias com as suas águas frias e transparentes, testemunhas de tantos momentos de transformação.

Quem sabe sejam instigados ao contato cada vez mais constante com a natureza. Quem sabe consigam até ouvir o que cada rio, cada planta e cada bicho tem a nos dizer.

Foto: Eliza Carneiro.

*Paulo Groke é responsável pela gestão do Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, e atua há 35 anos com conservação ambiental.

 

As opiniões e informações publicadas na área de colunas de ((o))eco são de responsabilidade de seus autores, e não do site. O espaço dos colunistas de ((o))eco busca garantir um debate diverso sobre conservação ambiental.

 

Leia Também 

A sustentabilidade, o homem e as estrelas nos tempos de pandemia

Quando um parque fica caduco

A viabilidade do corredor do alto rio Paraná

 

  • Paulo Groke

    Diretor Superintendente do Instituto Ecofuturo, Paulo Groke é engenheiro florestal (ESALQ/USP), e especialista em ecoturismo ...

Leia também

Reportagens
25 de setembro de 2007

A viabilidade do corredor do alto rio Paraná

Relatório de expedição atesta que com recuperação de áreas degradadas e criação de reservas particulares é possível consolidar o corredor de biodiversidade do alto rio Paraná.

Reportagens
28 de abril de 2010

Quando um parque fica caduco

Juiz federal do Paraná considera que parque perdeu prazo de validade porque não indenizou seus moradores em cinco anos

Análises
2 de julho de 2020

A sustentabilidade, o homem e as estrelas nos tempos de pandemia

Sempre que o Homo sapiens opera em seu modo habitual, naquela zona de conforto vendida como “natural”, o desconforto acaba sendo das outras espécies

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Curioso diz:

    23:59 – o homem está acabando com os rios.
    00:00 – Paulo é responsável pela reserva da Suzano.


    1. i proc v diz:

      E o povo da direita liberal quer empresas apenas para poluir. Se investe em meio ambiente tb, está errada…