Um fazendeiro foi flagrado ateando fogo em uma área de vegetação na Chapada dos Veadeiros, em Cavalcante, Goiás. O crime ocorreu justamente quando agentes do Ibama, ICMBio e Corpo de Bombeiros conseguiram cessar um incêndio que assolou a região durante uma semana.
Durante uma ronda dos fiscais do Ibama na região, os agentes avistaram uma fumaça e um homem no momento em que colocava fogo na mata.
O que apuramos é que o homem, que não teve o nome divulgado, foi autuado por realizar queimada sem autorização e por desrespeitar o decreto presidencial que proíbe uso de fogo por 60 dias.
O Ibama não respondeu ao contato de ((o))eco para mais detalhes sobre o caso.
Cessa incêndio que durou uma semana
Um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Depois de mais de uma semana de esforços conjuntos de brigadistas, ICMBio, Ibama, Corpo de Bombeiros e voluntários, o primeiro foco a ser extinto foi o do Sertão Zen, na sexta-feira (27). O outro, na Serra da Boa Vista/Rio dos Couros, que estava fora dos limites da unidade, foi extinto no final do sábado (28). Já na manhã de domingo (29) foi a vez na região Terra do Segredo, que teve a extinção do fogo favorecida pela chuva.
A polícia investiga se o incêndio foi criminoso.
Segundo o grupo Rede Contra o Fogo, formado por moradores de Alto Paraíso, o fogo atingiu cerca de 3 mil hectares no interior do parque e mais 3,5 mil hectares no entorno da unidade de conservação.
A Operação Alto Paraíso contou com noventa pessoas dentre brigadistas do ICMBio, do Ibama, bombeiros militares, voluntários da Rede Contra o Fogo e com a presença do Diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (Diman), Marcos de Castro Simanovic, que acompanhou de perto a Operação Alto Paraíso.
Para combater o incêndio foram utilizados quatro aviões-tanque e retardantes de chamas, um helicóptero, veículos e drones.
Leia Também
Polícia Federal vai investigar incêndio na Chapada dos Veadeiros
Leia também
Bolsonaro assina decreto que proíbe uso de fogo por 60 dias
Com a medida, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (29), não será permitida a prática de queima para limpeza do solo e eliminação de resíduos →
Polícia Federal vai investigar incêndio na Chapada dos Veadeiros
Ministro do Ministério do Meio Ambiente pediu que os federais investiguem incêndio no parque nacional. Há indícios de que foi criminoso →
Pará: Incêndio em Alter do Chão foi parcialmente controlado
O fogo começou no sábado (14) e atingiu Ponta de Pedras e região onde fica a Área de Proteção Ambiental (APA). Polícia investiga se queimada foi criminosa →