O Tribunal de Contas da União (TCU) firmou acordo de cooperação técnica com nove Tribunais de Contas Estaduais (TCE) para permitir a realização de auditorias em Unidades de Conservação na Amazônia. O objetivo das fiscalizações é avaliar a gestão ambiental das unidades, identificando riscos e oportunidades nas administrações. A vigência do acordo é de 36 meses, podendo ser prorrogado mediante termo aditivo.
A equipe de auditorias será composta de fiscais, engenheiros e contadores com experiência em auditoria operacional, como coleta e análise sistemáticas de informações. Os resultados parciais das fiscalizações serão compartilhados de forma conjunta entre as Cortes, de modo a intercambiar conhecimentos, informações e pesquisas, visando a troca de experiências entre os técnicos das cortes.
Os nove Tribunais de Contas Estaduais que participam do acordo são: Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Acre (TCE-AC); Amapá (TCE-AP); Maranhão (TCE-MA); Mato Grosso (TCE-MT); Pará (TCE-PA); Rondônia (TCE-RO); Roraima (TCE-RR) e Tocantins (TCE-TO).
Leia Também
Leia também
O que são Unidades de Conservação
Um guia ((o))eco para que você aprenda um pouco mais sobre unidades de conservação. →
TCU aponta abandono de Unidades de Conservação da Amazônia
Auditoria inédita identifica falhas na gestão das unidades, falta de recursos financeiros e problemas de gestão. Órgão cobra providências →
TCU fará auditoria da gestão do Fundo Amazônia
Pedido foi feito pela CPI criada para investigar supostas fraudes ocorridos no processo de demarcação de terras conduzido pela Funai e o Incra →
Que bom que vão auditar as unidades do Icmbio, mas não esquecam de olhar a SEDE em Brasília tb