Colunas

Sempre cabe mais um

Preservar animais é bem menos complicado do que encarar o descontrole da raça humana. Preferimos nos reproduzir a cuidar de quem já está no mundo.

15 de outubro de 2004 · 19 anos atrás

De uns tempos para cá, o ser humano resolveu encampar a preservação de milhares de espécies. O ato é nobre – cuida de manter o máximo possível de biodiversidade – e de certo modo redime o hábito humano de destruir tudo o que encontra à sua frente. Apesar de muitos bichos ainda freqüentarem listas de extinção em vários países, o sucesso obtido nessa tarefa é evidente.

Na França, a população de lobos cresceu tanto nas duas últimas décadas que voltou a ameaçar o homem. Entre os franceses, há quem inclusive defenda a idéia de passar um tempo cuidando deles à bala. Na costa sul do Brasil, onde foi avistada uma única baleia franca em 1982, registrou-se este ano a presença de 92 desses animais num curto espaço de 4 dias.

O estranho é que nesse tempo em que o homem aprendeu o manejo de populações de outras espécies para preservá-las, quase nada fez para manejar a sua própria. Se preocupar com o bem-estar das tartarugas marinhas e baleias é mais simples, e bem mais lúdico, que encarar o descontrole da espécie humana.

Ao contrário dos outros animais, o homem se reproduz para se perpetuar. Não para perpetuar sua espécie. A produção de bebês faz parte de um processo natural da existência humana. Mas ele tem mais a ver com a nossa própria reprodução individual. O culto à hereditariedade impõe uma cegueira. Mal nos importamos com a extinção que ameaça milhares de exemplares da nossa raça. Nem com a superpopulação que afeta a qualidade de vida na Terra.

O cúmulo dessa situação contraditória acontece quando casais incapazes de gerar uma criança recorrem a milagres científicos para ter filhos. Desconsideram a possibilidade de uma adoção – que poderia ajudar a preservar um semelhante – e a situação de “lotação esgotada” na qual vivemos. Trigêmeos e quadrigêmeos estão aí para contar esta história. Eles são fabricados através de um processo induzido, à base de medicações e muita perseverança.

A coisa fica em no mínimo R$ 12.000. Além disso, as mulheres que engravidam através de tratamentos de fertilização têm, em média, 30% de chance de ter bebês gêmeos. Por outro lado, o número de crianças adotadas no Brasil caiu 19% em comparação à média anual no ano passado, de acordo com a Folha de S.Paulo. Em 2003, foram 5.654 casos, contra a média de 6.970 crianças adotadas por ano, de acordo com os tribunais de Justiça e as varas de Infância e Juventude de 14 dos 26 Estados brasileiros.

Não basta encontrar um outro membro para fazer parte da família e suprir aquela necessidade de continuidade que os casais sentem. Hoje, a adoção é quase sempre a última opção, um prêmio de consolo para quem não conseguiu fabricar seus próprios clones. Adotar humanos nem de longe tem o charme da adoção de uma tartaruga marinha.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.