Colunas

Conversando é que se aprende

Militar queniano veio ao Brasil aprender estratégias de conservação da natureza com a PM do Mato Grosso do Sul. Seu país também tem muito o que ensinar.

9 de novembro de 2005 · 18 anos atrás

No último dia 31, após longa viagem com escalas em Joanesburgo, São Paulo e Brasília, o Major Tokore desembarcou no aeroporto de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde foi recebido pelo Capitão Cláudio. O queniano Tokore veio ao Brasil aprender mas, apesar de seu uniforme e da sua patente, e malgrado ser hospedado por militares brasileiros, não veio aprender a matar. Pelo contrário, veio aprender a preservar vidas; vidas silvestres.

Samuel Tokore é militar, como militar é o Kenya Wildlife Service (KWS), instituição que em seu país cuida dos Parques Nacionais, Áreas Protegidas e fauna selvagem. Também o Capitão Cláudio pertence a uma instituição militar com longa folha corrida de serviços prestados ao meio ambiente: o Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul (PMMS).

Com efeito, Tokore veio ao Brasil usufruir de um desses serviços. O Curso Estratégias para Conservação da Natureza, que teve lugar entre 1° e 11 de novembro na Fazenda Rio Negro, no Pantanal. O curso, organizado pela Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, em conjunto com a Fundação Homem Pantaneiro e com apoios amplos que incluem a Fundação Boticário, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e o WWF, tem história. Primeiramente organizado em 1993, foi ministrado novamente em 1994, 1995, 1996, 2000 e 2003. Em suas edições anteriores, treinou policiais civis, federais, rodoviários, policiais e bombeiros militares de todos os estados brasileiros e policiais e guardas-parque do Paraguai e da Bolívia.

Tokore é o primeiro africano a beneficiar-se da iniciativa. Graças aos esforços do Coronel Rabelo, coordenador do curso, teve assistência permanente de um oficial mato-grossense fluente em inglês, que traduziu para o queniano o conteúdo das aulas. Assim, Tokore aprendeu como os brasileiros lidam com problemas como a caça, o desmatamento e o tráfico de animais silvestres. Tambem viu em primeira mão como a polícia brasileira é treinada em ações preventivas e de educação ambiental.

Mais do que isso, devido à natureza interativa do Curso de Estratégias para Conservação da Natureza, Tokore fez uma palestra sobre a proteção ambiental no Quênia.

Combinar experiências

Eu não estava lá para ver, mas posso imaginar o que ele disse. Certamente contou que o KWS é uma instituição pára-estatal, nos moldes das agências reguladoras brasileiras. Criado no princípio da década de 1990 para fazer frente à séria crise ambiental queniana, cuja fauna estava sendo dizimada em percentuais alarmantes, o KWS logrou sucesso e, em menos de dez anos, reverteu a espiral descendente provocada pela caça ilegal e pela grilagem de terras. A fauna nativa queniana voltou a crescer significativamente, inclusive animais ameaçados de extinção, como o rinoceronte negro, o elefante, o guepardo e a girafa Rothshield. Organizado em hierarquia paramilitar, o KWS é uma instituição uniformizada com departamentos de manejo, fiscalização e combate à caça ilegal, pesquisa, ensino, turismo, comunicação institucional e relações com a comunidade.

Assim como a PMMS, o KWS também ministra cursos que são referência internacional, atraindo guardas-parque da Tanzânia, Malawi, Moçambique e Uganda, além de oficiais do próprio KWS. Os cursos são oferecidos em seus dois institutos de treinamento, situados em modernos campi situados na cidade de Naivasha e no Parque Nacional de Tsavo.

Seus cursos de curta e longa duração incluem manejo de fauna, manejo de áreas protegidas, turismo em áreas protegidas, manejo de estoques pesqueiros e aqüicultura, manejo de áreas protegidas privadas, certificado para guias de ecoturismo e manejo de áreas alagadas e sítios Ramsar. O Instituto de Treinamento também desenvolve pesquisas em temas afeitos à preservação ambiental, criando no Quênia conhecimentos específicos de manejo referentes à realidade africana.

Talvez as experiências brasileira e africana pudessem ser combinadas para que as doutrinas ensinadas nos cursos da PMMS passassem a constituir um currículo permanente e compulsório para todos os oficiais, policiais civis e federais e guardas-parque desse Brasil afora. O conhecimento e a estrutura curricular já estão aí. Falta, contudo, criar uma academia ambiental com cursos permanentes como os existentes no Quênia. Não é difícil, Parques Nacionais como o de Brasília e o da Tijuca têm conexões aéreas e rodoviárias centrais, estão próximos a extensa rede hoteleira e possuem instalações que poderiam se prestar para tal atividade. Sua localização urbana permitiria fazer uso de professores de diversas universidades, além de pesquisadores da Embrapa e do Jardim Botânico, entre outros instrutores desejáveis.

Não é demais sonhar com um curso obrigatório em manejo de Unidades de Conservação, com duração de um ou dois anos, para todos os funcionarios recém-contratados do Ibama e dos diversos Institutos Eestaduais de Florestas do Brasil. Também não é demais sonhar com cursos de aperfeiçoamento obrigatório para todos os oficiais PMs e Bombeiros transferidos para unidades ambientais. Tampouco é utópico sonhar com um curso de familiarização com as atividades ambientais para os agentes e delegados das polícias civis e federal, lotados em delegacias ambientais. No Quênia isso existe e funciona. No Brasil, se houver vontade política, também pode funcionar. É só chamar o Coronel Rabelo, a Fundação Homem Pantaneiro e seus parceiros. Eles sabem fazer.

Leia também

Salada Verde
15 de abril de 2024

MMA revoga normas de Bolsonaro que dificultavam aplicação de multas ambientais

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira (15). Durante gestão anterior, aplicação de multas ambientais na Amazônia caiu 93%

Reportagens
15 de abril de 2024

Área de mangue bem conservado cresce 33% na APA Guapi-Mirim, na Baía de Guanabara

Proteção assegurada por unidades de conservação favoreceu regeneração natural; Atividades do Gaslub (antigo Comperj) ameaçam APA e Esec Guanabara

Reportagens
15 de abril de 2024

Destruição do Cerrado emperra mega corredor da onça-pintada

É inadiável ampliar unidades de conservação e melhor alocar a vegetação legalmente protegida para salvar espécies nativas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.