Fotografia

O Brasil em várias viagens de Lena Trindade

Em 30 anos de fotografia, Lena Trindade registrou boa parte das belezas naturais do Brasil em fotos. Para O Eco, ela cedeu imagens de um Jalapão ainda intacto.

Carlos Secchin ·
14 de outubro de 2005 · 20 anos atrás

“Fotografo desde 1975, quando não havia muitos cursos de fotografia”, conta a jornalista Lena Trindade. Ela fez o aprendizado básico – “de preto e branco” – no Senac e bem mais tarde – “quando já sabia que a Natureza era o que mais me interessava” – um curso com Claus Meyer, o “querido e saudoso” alemão que trocou um diploma de economia pela vaga na agência Black Star de Nova York e, ao se mudar para o Rio de Janeiro no final dos anos 60, abriu caminho para quase todos os fotógrafos que, nas últimas décadas, saíram em busca de imagens do que resta de original e intacto na fauna e na flora do território brasileiro.

Mas, continua Lena Trindade, “o que aprendi foi gastando muito filme. Meus temas sempre foram os tipos brasileiros (índios, seringueiros, artesãos, artistas do povo), a cultura popular e a Natureza”. Em 2002, ela expôs no Espaço BNDES, no centro do Rio de Janeiro, uma amostra desse trabalho. Era a coleção chamada “Meninas Geraes”, com 150 imagens de artesãs produzindo à mão peças de cestaria, bordados e crochês no interior de Minas Gerais, principalmente no Vale do Jequitinhonha.

Com 30 anos de carreirra, premios internacionais e currículo atestado pelos arquivos das maiores publicações brasileiras, Lena Trindade gosta mesmo é de viajar, “desde a longinqua Amazônia até a vizinha Ilha Grande, aqui mesmo no Rio de Janeiro”. E sobretudo do que ainda tem para conhecer e fazer daqui para a frente. “A fotografia me leva a pessoas, lugares e temas sempre novos e apaixonantes”, diz ela, que mostra aqui o Jalapão, Tocantins.

  • Carlos Secchin

    Carlos Secchin é engenheiro e fotógrafo, Carioca, vive no Cerrado onde se dedica a conservar uma pequena porção deste rico bi...

Leia também

Colunas
14 de janeiro de 2026

As florestas que não podem ficar de fora das metas de 2026

Para evitar o colapso de ecossistemas e a morte de milhões de pessoas devemos priorizar ações para aprimorar a governança e o florestamento de regiões marinhas-costeiras

Salada Verde
14 de janeiro de 2026

Desmatamento já reduziu chuvas no sul da Amazônia, aponta estudo 

Pesquisa publicada na revista científica Nature indica que a perda de floresta enfraquece o ciclo da água e torna a região mais seca

Salada Verde
14 de janeiro de 2026

Suçuarana morre atropelada na Serra da Cantareira, em São Paulo

Incidente ocorreu na madrugada do último final de semana, em via sem monitoramento por câmera e sinalização adequada para travessia de animais; ONG convoca manifestação para domingo (18)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.