Fotografia

O Brasil em várias viagens de Lena Trindade

Em 30 anos de fotografia, Lena Trindade registrou boa parte das belezas naturais do Brasil em fotos. Para O Eco, ela cedeu imagens de um Jalapão ainda intacto.

Carlos Secchin ·
14 de outubro de 2005 · 19 anos atrás

“Fotografo desde 1975, quando não havia muitos cursos de fotografia”, conta a jornalista Lena Trindade. Ela fez o aprendizado básico – “de preto e branco” – no Senac e bem mais tarde – “quando já sabia que a Natureza era o que mais me interessava” – um curso com Claus Meyer, o “querido e saudoso” alemão que trocou um diploma de economia pela vaga na agência Black Star de Nova York e, ao se mudar para o Rio de Janeiro no final dos anos 60, abriu caminho para quase todos os fotógrafos que, nas últimas décadas, saíram em busca de imagens do que resta de original e intacto na fauna e na flora do território brasileiro.

Mas, continua Lena Trindade, “o que aprendi foi gastando muito filme. Meus temas sempre foram os tipos brasileiros (índios, seringueiros, artesãos, artistas do povo), a cultura popular e a Natureza”. Em 2002, ela expôs no Espaço BNDES, no centro do Rio de Janeiro, uma amostra desse trabalho. Era a coleção chamada “Meninas Geraes”, com 150 imagens de artesãs produzindo à mão peças de cestaria, bordados e crochês no interior de Minas Gerais, principalmente no Vale do Jequitinhonha.

Com 30 anos de carreirra, premios internacionais e currículo atestado pelos arquivos das maiores publicações brasileiras, Lena Trindade gosta mesmo é de viajar, “desde a longinqua Amazônia até a vizinha Ilha Grande, aqui mesmo no Rio de Janeiro”. E sobretudo do que ainda tem para conhecer e fazer daqui para a frente. “A fotografia me leva a pessoas, lugares e temas sempre novos e apaixonantes”, diz ela, que mostra aqui o Jalapão, Tocantins.

  • Carlos Secchin

    Carlos Secchin é engenheiro e fotógrafo, Carioca, vive no Cerrado onde se dedica a conservar uma pequena porção deste rico bi...

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.