Fotografia

Gustavo Stephan a trabalho, com Amyr Klink

Em 2002, Gustavo Stephan foi à Antártica a bordo do Paratii 2, de Amyr Klink, para fotografar o que sempre esteve em seu imaginário: a natureza do fim do mundo.

Ricardo Gomes ·
23 de janeiro de 2006 · 19 anos atrás

Gustavo Stephan, 38 anos, é cientista social e fotógrafo do jornal O Globo desde 1991. Especializado em fotografia documental, viaja pelo Brasil há 18 anos registrando a cultura nacional e a natureza diversificada do país. Em janeiro de 2002 participou como repórter fotográfico da expedição de Amyr Klink à Antártica, à bordo do Paratii 2, um veleiro polar com trinta metros de comprimento e com casco reforçado para resistir a fortes impactos.

“Inicialmente a oportunidade de conhecer a Antártica foi minha grande motivação para a viagem, pois sempre fui apaixonado pelo meio ambiente”, diz, “Logo na chegada ao continente gelado fiquei maravilhado com as montanhas gigantes que cercam a Península Antártica. São rochas de mais de dois mil metros parcialmente cobertas de gelo e icebergs com uma variedade de tons azuis. A fauna também me impressionou bastante. Ela é abundante apesar da pouca variedade de espécies, e pude observá-las minuciosamente. São lobos marinhos, focas de Wedell, cormorões, pingüins, albatrozes, baleias e elefantes marinhos convivendo harmoniosamente.”

Sobre a experiência de trabalhar 68 dias no mar, revelou: “No barco havia muita solidariedade entre a equipe. Éramos seis pessoas: o Capitão Amyr Klink, Marcos Hurodovich, Fábio Tozzi, José Fernandes Filho, Acyr Fillus e eu. Durante a viagem, nos momentos tranqüilos, a tripulação do Paratii 2 passava horas conversando sobre ciência, meio ambiente e histórias sempre relacionadas ao mar. Enfrentamos algumas tempestades, mas também nos divertimos bastante. Foram momentos que sempre vou recordar com muito carinho”.

Leia também

Reportagens
28 de maio de 2025

“Brasil não pode ser petroestado e líder climático ao mesmo tempo”, alerta Suely Araújo

Em meio às discussões da COP 30, ex-presidente do Ibama critica a expansão petrolífera e aponta riscos da exploração na Foz do Amazonas

Notícias
28 de maio de 2025

“O poder da juventude está em aproximar realidades cotidianas dos espaços de decisão”

Cientista ambiental da Rede Favela Sustentável avalia papel do jovem no enfrentamento da crise climática, tema-foco do IV Fórum Terra 2030

Notícias
28 de maio de 2025

Onda de apoio a Marina Silva após ataques sofridos no Senado une ministras, governadoras e sociedade civil

Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima foi alvo de violência política e de gênero durante audiência de comissão

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.