Uma das vantagens da fotografia com lente de aproximação, segundo o fotógrafo Mark Moffet, retratista de nove entre dez insetos e outros personagens quase invisíveis a olho para a revista National Geographic, é que nessa escala milimétrica o ponto de vista da câmera subverte as dimensões da realidade, fazendo “o besouro pequeno parecer mais importante que o grande”. Como é o caso desse minúsculo besouro, fotografado em Itatiaia por Marcos Sá Corrêa com Canon 20D, objetiva Canon Macro 100 mm, ISO 100, dois flashes e tripé. Trata-se de um gorgulho, da vasta família de pragas agrícolas dos curculionídeos, que usa a tromba para sugar frutas, sementes e plantas.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
A nova fronteira do crime organizado está na Amazônia
Estudo revela que atividades ilegais e facções impulsionaram quase 19 mil homicídios, reposicionando a violência no interior do Brasil →
Pressão minerária cerca terras indígenas em Mato Grosso e acende alerta
Estudo aponta avanço de processos no entorno de Terras Indígenas, riscos a povos isolados e fragilidades no licenciamento →
De saída no MMA, Marina faz balanço dos últimos 3 anos e ‘passa’ o bastão para Capobianco
Ministra destaca queda do desmatamento, reconstrução institucional e aposta na continuidade da agenda ambiental sob comando do ex-secretário executivo →
