O Tapaculo-de-colarinho (Melanopareia torquata) é uma ave endêmica do Cerrado, encontrada no sul do Pará, Piauí, Bahia, Goiás, Mato Grosso, de São Paulo à Bolívia e extremo nordeste do Paraguai. Essa espécie está na categoria “em perigo”, na lista dos animais ameaçados de extinção no estado de São Paulo. Habita os campos cerrados, com maior população nos cerrados ralos, savanas ricas em cupinzeiros e campos sujos.
As imagens foram realizadas na Estação Ecológica de Itirapina, localizada a 230 km de São Paulo, onde foram encontrados dois ninhos de Tapaculo-de-colarinho documentados até os filhotes abandonarem o ninho. Nessas áreas, o Tapaculo-de-colarinho, assim como muitas espécies de sub-bosque desaparecem devido à relativa sensibilidade às alterações do habitat.
Para captação das imagens, eu demorei semanas, submetido a chuvas, insetos e condições desfavoráveis. Utilizei técnicas e equipamentos diversos (telemetria, GPS, playback e lentes de grande alcance), além de esconderijos, já que é uma ave pequena e de difícil aparição. Mas todo esforço é recompensado pelas imagens inéditas desta espécie.
*Rodrigo Z. Damiano é biólogo e documentarista de natureza.
Leia também
Poluição química de plásticos alcançou os mais antigos animais da Terra
Estudos identificaram que proteínas geradas nas próprias esponjas marinhas eliminam essas substâncias prejudiciais →
2024 é o primeiro ano em que a temperatura média da Terra deve ultrapassar 1,5ºC
Acordo de Paris não está perdido, diz serviço climatológico europeu. Confira a galeria de imagens com os principais eventos extremos de 2024 →
Obra milionária ameaça sítio arqueológico e o Parna da Chapada dos Guimarães, no MT
Pesquisadores, moradores e empresários descrevem em documentário os prejuízos da intervenção no Portão do Inferno →