Fotografia

Apreciar para conservar

Acabam de ser divulgadas as imagens vencedoras do 2º Concurso Avistar Itaú BBA de Fotografia de aves. Este ano, foram mais de 7 mil inscritos. Confira alguns dos ganhadores.

Redação ((o))eco ·
5 de maio de 2008 · 18 anos atrás

Cobrir pautas ambientais no Brasil é tratar principalmente de decepções, ameaças, desastres, catástrofes. Mas de tempos em tempos surge alguma notícia que nos dá esperança, ou que traz de volta à nossa memória as razões pelas quais essa briga vale a pena. As fotos vencedoras do 2º Concurso Avistar Itaú BBA de Fotografia encaixam-se nessas duas categorias.

As imagens mostram a incrível diversidade das aves típicas dos diversos biomas brasileiros, seus padrões de comportamento, suas estratégias de sobrevivência. É impossível olhar para essas fotos e não concordar que esses organismos merecem ser preservados.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Se a apreciação estética da natureza é um caminho privilegiado para o reconhecimento do seu valor e, portanto, da necessidade da sua preservação, a fotografia de aves deve ser uma porta de entrada privilegiada para esta trilha. Assim, é motivo de enorme alegria ver que o Concurso cresce a cada ano que passa, não só em número de participantes – cada fotógrafo, cada observador de aves é mais um ambientalista – mas também na qualidade técnica, estética e documental das fotografias.

A galeria ao lado mostra as fotos vencedoras nas categorias “melhor foto”, “melhor registro”, “primeiras aves” (para iniciantes) e “prêmio especial”. As ganhadoras das menções honrosas do júri estão no site do Avistar.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
10 de setembro de 2026

Fracking: pedido de vista interrompe julgamento no STJ sobre exploração de óleo e gás

Relator adia voto após ouvir manifestação dos colegas. Julgamento deverá definir quais regras deverão ser seguidas caso a atividade seja realizada no Brasil

Externo
10 de setembro de 2026

Secas já deixam cerca de 1.700 municípios brasileiros sob alto risco de falta de água

Crise climática adiciona novos extremos a regiões que historicamente convivem com o problema, mostra levantamento do Observatório do Clima sobre índices da plataforma AdaptaBrasil

Notícias
10 de setembro de 2026

Flávio Bolsonaro repete o pai e apresenta 7 propostas antiambientais

Análise do Observatório do Clima aponta Lula à frente na agenda ambiental; programa de Flávio Bolsonaro tem apenas uma proposta positiva

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.