Fotografia

As aves de toda uma vida

O fotógrafo Renato Rizzaro tem paixão pelas aves desde a infância. Além de registrar grande número de espécies, ele ajuda a conservá-las em sua reserva em Santa Catarina.

Renato Rizzaro ·
13 de dezembro de 2011 · 15 anos atrás
height=”500

Renato Rizzaro é designer gráfico e fotógrafo desde o final dos anos 70. Passou pela Folha, outros pequenos jornais e gráficas. Saiu de São Paulo em 1979 e criou uma agência de propaganda na Ilha de Santa Catarina nos anos 80/90. Em 98 conheceu Gabriela Giovanka, com quem comprou uma terra na Serra Catarinense em 2001 e transformou em RPPN. De lá pra cá, a Reserva Rio das Furnas tem sido modelo e inspiração para suas exposições e impressos, como o Guia/Cartaz de Aves da Floresta Atlântica, lançado também aqui pelo ((o))eco no ano passado.

As aves fazem parte de sua vida desde a infância, pois na sua casa, no Ipiranga, havia muitas frutíferas que eram plantadas pelo “dedo verde” de sua mãe, exclusivamente para os passarinhos. “Mamãe dizia que as frutas pra gente ela compraria, aquelas eram dos seus bichinhos. Colocava água, pão, milho picado, alpiste, tudo no quintal. Era aquela festança toda manhã, a alegria da rua! Nunca teve um passarinho na gaiola, pois dizia que se fosse para viver em gaiola passarinho não teria asa”, lembra Renato.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Possui uma bela coleção de fotos de aves que busca em suas viagens e especialmente na Reserva, sua paixão. Eis algumas, para o deleite dos leitores de ((o))eco.

 

 

 

Veja também:
Aves nativas nas matas de Santa Catarina
Concurso Avistar 2011, as mais belas aves
Imagens da linda fauna brasileira

 

 

 

  • Renato Rizzaro

    designer gráfico e fotógrafo. Com Gabriela Giovanka, a bordo de uma Toyota Bandeirante, percorreu os biomas brasileiros com a Roda de Passarinho, projeto que aproxima as pessoas da natureza, através de fotografias, do canto das aves, sementes, instrumentos musicais, relatos de vivências e exercícios que inspiram a vida comunitária. →

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
24 de setembro de 2026

Rio de Janeiro: Após 13 anos, Inea terá novo concurso público com 150 vagas

Autorização foi publicada no Diário Oficial; governo agora trabalha na definição da banca organizadora. Órgão ambiental não faz concurso desde 2013 →

Salada Verde
23 de setembro de 2026

Qualidade do ar em Manaus chega ao dobro do recomendado pela OMS em setembro

Fumaça das queimadas eleva a concentração de material particulado fino e compromete a qualidade do ar na capital amazonense, segundo pesquisadores do IPAM →

Podcast
23 de setembro de 2026

A Natureza da Conversa #1 – Como o Brasil pode aproveitar a transição ecológica da China

Na estreia do podcast, o tema é a transformação profunda no modelo produtivo da China, que vem investindo massivamente na transição para uma agricultura regenerativa e orgânica →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 1

  1. Giselle diz:

    Como fazer para visitar a reserva de vcs. Amo a natureza.