![]() |
| A gruta da Lancinha é a terceira maior caverna do Paraná. A diversidade de ambientes, a raridade das formações rochosas e a riqueza biológica colocam Lancinha em lugar de destaque na espeleologia, a ciência que estuda as cavidades naturais. Nosso repórter Romeu de Bruns Neto esteve lá em 2005, antes da implementação do Monumento Natural criado para protegê-la, e era possível perceber os sinais de degradação, principalmente lixo, pichações e quebra das estalactites e estalagmites. Um Monumento Natural é uma categoria de Unidade de Conservação de proteção integral, criadas com a finalidade de preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica, categoria na qual a gruta de Lancinha certamente se encaixa.
Leia também: |
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
((o))eco relança a Campanha de Membros para sustentar jornalismo ambiental aberto e independente
Programa amplia participação de leitores e busca sustentar produção independente sem adoção de paywall →
Mulheres e Oceano: infra estruturas invisíveis da vida?
Tanto o oceano quanto as mulheres carregam uma expectativa silenciosa de que vão aguentar mais um pouco. Mas nenhum sistema consegue ser resiliente para sempre →
Decisão do STF sobre tributos na cadeia de reciclagem preocupa setor
ANAP afirma que incidência de PIS e Cofins pode elevar custos operacionais e pressionar atividades ligadas à coleta e comercialização de materiais recicláveis →

