“Macaco pode ser extinto por conta de mudanças do clima” e mais
Em pleno coração da Amazônia, entre rios largos e florestas mantidas ainda em pé, vive um pequeno macaco que pode desaparecer nos próximos 30 anos. Eis a ironia trágica do macaco-de-cheiro-de-cabeça-preta. Viver em uma das porções mais bem preservadas da Amazônia, protegido pela Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, e ainda assim estar completamente vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas. Com cheias e secas cada vez mais extremas, as florestas alagadas das quais o macaco depende para sobreviver estão em xeque e, com isso, essa espécie única do Brasil parece estar fadada a desaparecer diante dos nossos olhos.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
19 de agosto de 2025
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
Entrando no Clima #53 – COP30: a voz de quem vive na Amazônia
Julgamento no STJ sobre resort na APA de Maricá é suspenso com empate
Fracasso em Genebra empurra o planeta para um colapso plástico
De olho na COP: iniciativa acompanha de perto a cobertura dos preparativos do evento
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.







