“MPF quer intervenção federal na Resex Jaci-Paraná, em Rondônia” e mais
O Ministério Público Federal ajuizou uma ação civil pública para que a União assuma o comando da Reserva Extrativista Jaci-Paraná, em Rondônia, hoje sob gestão estadual e alvo de invasões de grileiros, garimpeiros, pecuaristas e caçadores desde sua criação, em 1996. O MPF pede que o ICMBio receba poder de “polícia administrativa” para multar, apreender rebanhos e que o estado disponibilize recursos para retirar invasores e restaurar a vegetação nativa. Décadas de tentativas estaduais de anistiar crimes e reduzir a reserva foram barradas pelo Tribunal de Justiça de Rondônia e pelo STF, reforçando a urgência de uma intervenção eficaz.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
31 de julho de 2025
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
MPF quer intervenção federal na Resex Jaci-Paraná, em Rondônia
Como o garimpo ameaça a Amazônia, de certa forma com o aval do Estado
Experiência para prevenir acidentes em paisagens naturais é fundamental
Tubarões ameaçados viram ‘comida contaminada’ em escolas e hospitais públicos do Brasil
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.






