Newsletter Eleições 2022 | Semana #8
09 de novembro de 2022
Terminado o segundo turno das eleições pelo Brasil, já conseguimos ter um panorama completo de quem ocupará as cadeiras de governador. Nos 9 estados da Amazônia Legal, a continuidade foi a grande vencedora. Todos os candidatos que concorriam à reeleição saíram vencedores – e grande parte no primeiro turno. Apenas os eleitores do Amazonas e de Rondônia precisaram voltar às urnas no último dia 30 para eleger também o chefe do Executivo estadual. Wilson Lima (AM) e Coronel Marcos Rocha (RO), ambos do União Brasil, foram reeleitos.
O único estreante no cargo será Clécio (SD), no Amapá. O ex-prefeito de Macapá, porém, foi apoiado pelo atual governador, Waldez Góes (PDT), que está de saída após oito anos. E entre os velhos conhecidos do eleitor, os únicos que não começaram o mandato no cargo foram Carlos Brandão (PSB-MA) e Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO), eleitos inicialmente como vices. O primeiro herdou a caneta no início de abril, após Flávio Dino (PSB) renunciar para concorrer ao Senado. Já o segundo assumiu após Mauro Carlesse (Agir) renunciar em meio a denúncias de corrupção e um processo de impeachment.
Para que você conheça melhor cada uma das novas-velhas caras, reunimos análises, notícias e reportagens publicadas em ((o))eco que mostram como cada governador abordou a pauta ambiental – e a usaram para conseguir votos, muitas vezes com políticas prejudiciais ao meio ambiente – ao longo da campanha e do mandato.
Boa leitura!
Gabriel Tussini
Jornalista de ((o))eco para as eleições 2022
Com política ambiental vaga, Wilson Lima é reeleito enquanto Amazonas sofre com seca
Isolado e bem preservado, Amapá elege governador com propostas para mineração
Às vésperas das eleições, governador de Rondônia extingue unidade de conservação
Simpático ao garimpo, Antônio Denarium tem mais quatro anos no governo de Roraima
Com 3 biomas ameaçados, Mato Grosso reelege Mauro Mendes e sua política anti-ambiental
Maranhão: governador eleito cita 80 quilombos ‘regularizados’— mas só titulou 11
Após gestão desmatadora, governador do Acre defende compromisso com meio ambiente
Barbalho tenta reeleição no Pará sem cumprir promessa de reduzir desmatamento
Está gostando da nossa newsletter? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.