Notícias

Após gestão desmatadora, governador do Acre defende compromisso com meio ambiente

Reeleito para mais 4 anos, Gladson Cameli diz que é possível fomentar agronegócio sem desmatar; dados mostram que desmatamento é recorde desde sua chegada ao governo

Fabio Pontes ·
17 de outubro de 2022 · 2 anos atrás

Reeleito no primeiro turno com 56,75% dos votos válidos, o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), diz que adotará uma agenda que concilie o crescimento econômico do estado com a preservação da Floresta Amazônica. A declaração, dada durante encontro da Força Tarefa dos Governadores pelo Clima e Floresta (GCF Task Force), em San Martín, no Peru, pode sinalizar uma mudança por parte do gestor, após se eleger, em 2018, com um discurso de afrouxar a legislação ambiental para beneficiar o agronegócio. 

Como consequência dessa política, o Acre passou de vanguardista na proteção a sua cobertura florestal, a um crescimento recorde nas taxas de desmatamento e queimadas nos quatro primeiros anos de Cameli. Uma de suas primeiras medidas foi extinguir o Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), autarquia responsável por executar os recursos que o estado recebia por meio do programa de Pagamento por Serviços Ambientais, o REM/KFW, firmado com o governo da Alemanha e Reino Unido.  

Ao não cumprir as metas de redução de desmatamento estabelecidas no contrato com os dois países, o Acre deixou de receber os recursos que serviam não apenas para as políticas de comando e controle para proteção da Amazônia, como também usado em projetos de agricultura de baixo impacto. Desde 2018, o Acre perdeu ao menos R$ 58 milhões por não cumprir as metas de seu programa de REDD+. 

A partir de 2019, com a posse de Gladson Cameli como governador e sua política para o agronegócio, o Acre passou a ter um boom nos índices de devastação. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no primeiro ano do governador bolsonarista, o estado apresentou um incremento de 706,82 km2 no desmatamento. No acumulado entre 2019 e 2021, a área total desmatada é de 2.259,34 km2.      

O ano passado, por sinal, foi o pior na série histórica do Inpe, cuja medição oficial começou em 1988. Ao longo dos 12 meses de 2021, o Acre derrubou 889 km2 do bioma amazônico. 

Como efeito de comparação, no acumulado de 2017 e 2018, o incremento do desmatamento dentro do estado é de 672 km2. Pelo acordo firmado com Alemanha e Reino Unido, o teto de desmate tolerado é de 330 km2 por ano. O estado tem ultrapassado este limite. 

Entre janeiro e o começo de outubro deste ano, o Deter/Inpe emitiu alertas de desmatamento para o Acre que chegam a uma área de 457,72 km2

Junto com a floresta derrubada, o Acre também apresenta recordes sucessivos em registro de queimadas. Em 2022, o estado teve a pior quantidade de focos de fogo captados pelos satélites do Inpe: 10.820; aumento de 23% ante 2021. 

Entre agosto e setembro, os moradores das cidades acreanas tiveram que conviver com a poluição extrema do ar provocada pelas queimadas. Em alguns dias, a concentração de material particulado no ar superou em 10 vezes o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).   

O discurso e a prática 

Todos estes resultados desastrosos não podem ser atribuídos exclusivamente na conta do governador. O desmonte da política ambiental também promovida pelo governo Jair Bolsonaro (PL) ajudou a piorar a situação. A fragilidade da atuação tanto dos órgãos estaduais quanto federais de fiscalização e combate aos crimes ambientais contribuíram para essa devastação sem precedentes nas duas últimas décadas. 

Mesmo com tantos resultados negativos em termos de preservação da mais importante floresta tropical do mundo, o governador acreano não se vê constrangido de participar de encontros internacionais sobre meio ambiente, como a reunião da GCF Task Force, e a conferência das partes pelo clima da ONU, as COPs. 

Em 2021, por exemplo, enquanto o Acre vivenciava desmatamento recorde, Gladson Cameli foi para a COP-26, em Glasgow, na Escócia. Para a comunidade internacional, ele omite o que de fato seu governo tem feito ou deixado de fazer para proteger a Amazônia. Seus discursos sobre a busca por conciliar crescimento e sustentabilidade contradizem os dados oficiais. 

Por mais que sinalize boas intenções, Cameli não abre mão de defender o agronegócio como o mais importante indutor da economia de um estado que ainda mantém de pé pelo menos 85% de sua cobertura amazônica, e deixa de lado um modelo de base florestal.   

“No Acre, estado que governo, temos milhares de hectares de terras degradadas que, se bem aproveitadas, podem impulsionar o nosso agronegócio. Falando de maneira mais direta, não precisamos derrubar nenhuma árvore da nossa floresta para plantar soja, milho e uma infinidade de outras culturas agrícolas”, afirmou ele durante o evento no Peru. 

“Quero destacar, ainda, que, quando o meio ambiente é tratado com atenção e cuidado, o agronegócio, que depende do regime de chuvas e outros fatores naturais, também é beneficiado.” 

A princípio, o discurso de um “agronegócio sustentável” – como a atividade do campo passou a ser definida pelo governo do Acre em eventos internacionais – soa agradável aos ouvidos. Todavia, na prática, o estado perdeu milhares de árvores nativas, muitas delas seculares, para um desmatamento que aparenta estar sem controle. 

Mesmo conduzindo uma política econômica-ambiental devastadora, o governador do Acre não tem sentido nenhum impacto em sua popularidade eleitoral. A reeleição em primeiro turno com 56% dos votos pode atestar isso. Nem mesmo as denúncias de corrupção nas quais está envolvido abalaram sua força política nas urnas.  

A demonização do conceito de desenvolvimento sustentável implementado pelos 20 anos de governos do PT – chamado de “florestania” – parece ter levado a população local a rejeitar qualquer tentativa de tirar do agronegócio o “protagonismo” do crescimento local.  

É este mesmo antipetismo que faz do Acre um dos principais redutos do bolsonarismo dentro da Amazônia Legal, competindo com Mato Grosso, Rondônia e Roraima. No primeiro turno, Jair Bolsonaro obteve 62,50% dos votos, contra 29,26% de Lula.  

  • Fabio Pontes

    Fabio Pontes é jornalista com atuação na Amazônia, especializado nas coberturas das questões que envolvem o bioma desde 2010.

Leia também

Notícias
21 de setembro de 2022

“Lembre da Amazônia ao apertar confirma”, convoca movimento no Acre

Jovens enfrentam desafios pelo voto verde em um dos estados mais bolsonaristas do país; em 2018, Bolsonaro teve 77% dos votos no Acre, e segue à frente de Lula

Reportagens
30 de agosto de 2022

Da florestania ao agronegócio sustentável, PT do Acre tenta voltar ao governo estadual  

Novamente candidato a governo, Jorge Viana adota um tom ambiental mais suave

Reportagens
8 de março de 2020

Amazonas, Acre e Rondônia querem o seu próprio Matopiba

Combinação de áreas pode dar origem a Amacro, uma região de desenvolvimento agropecuário onde ocorreu metade do desmatamento nos 3 estados em 2018

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.