Newsletter O Eco+ | Edição #211, Agosto/2024
25 de agosto de 2024
Fontes de recursos privados para o agro superam em mais de duas vezes o Plano Safra e ultrapassam R$ 1 trilhão, sem oferecer transparência ambiental, denuncia a reportagem de André Borges. O cenário expõe uma verdadeira caixa-preta sobre a destinação efetiva de cifras bilionárias, recursos que, muitas vezes, acabam financiando o desmatamento ilegal, a grilagem de terras e a invasão de florestas protegidas. Dados apurados junto ao Ministério da Agricultura sobre as “Finanças Privadas do Agro” apontam que, até junho, nada menos que R$ 1,036 trilhão estavam pendurados em títulos de investimento de captação privada para injetar dinheiro na agropecuária.
Na coluna de estreia de Kamila Camilo em ((o))eco, a ativista conta sobre sua experiência utilizando da Inteligência Artificial para a proteção da biodiversidade, mas também das populações indígenas, ribeirinhas e quilombolas. A partir de imagens de drones, a equipe conseguiu desarticular um polo de retirada ilegal de madeira, já denunciado várias vezes, mas que, sem provas, não avançava.
No Maranhão, uma armadilha fotográfica feita para monitorar onças deixou o dia de pesquisadores mais feliz – e não, não foi com flagra de onça. A câmera havia feito a primeira imagem conhecida de um mutum-pinima fêmea na natureza. Melhor ainda, de um casal desta que é uma das aves mais ameaçadas do país, mostra a reportagem de Duda Menegassi. O mutum-pinima chegou a desaparecer do radar da ciência por quase 40 anos.
Boa leitura!
Redação ((o))eco
· Destaques ·
A Faria Lima vai ao campo
Um feat que já deu certo: IA como ferramenta de conservação da biodiversidade
Ave mais ameaçada da Amazônia, mutum-pinima fêmea é filmada pela 1ª vez na natureza
· Conservação no Mundo ·
Piriri do bem. Crocodilos de água doce morrem todos os anos na Austrália por comer sapos-cururus venenosos introduzidos no continente por interferência humana. Agora, cientistas encontraram uma maneira de ensinar os crocodilos a evitar os sapos tóxicos. Pesquisadores apontam que conseguiram reduzir em 95% a mortalidade de crocodilos com uma técnica pouco convencional: alimentando os animais com sapos-cururu mortos alterados para induzir intoxicação alimentar. Os crocodilos começaram a associar os sapos à indigestão, fazendo com que estivessem menos dispostos a comer esse tipo de sapo no futuro. [NPR]
Mãe de primeira viagem. Hong Kong deu as boas-vindas ao nascimento de seus primeiros pandas gigantes nascidos localmente. Ying Ying, a mãe, deu à luz os gêmeos – um macho e uma fêmea – no Ocean Park, apenas um dia antes de completar 19 anos, feito que deu à Ying o título de mãe (pela primeira vez) mais velha já registrada no mundo. Ela e seu parceiro Le Le são o segundo par de pandas presenteados pela China a Hong Kong. Os pandas são amplamente considerados a mascote nacional não oficial do país e o programa de empréstimo de pandas gigantes da China a jardins zoológicos estrangeiros é há muito conhecido como uma ferramenta diplomática. [HuffPost]
· Dicas Culturais ·
• Pra ler •
Cerrado em quadrinhos | Evandro Alves
Este livro apresenta o bioma Cerrado de forma crítica e reflexiva, a partir da linguagem das tiras de quadrinhos. O artista e geógrafo Evandro Alves utiliza essa forma de expressão para problematizar a ocupação predatória que tem ocorrido na região, falsamente justificada pela ideia que se trata de região pouco exuberante, que deve ceder espaço a pastagens e plantações.
• Pra ouvir •
Entrando no Clima #23: Nasce a Articulação das Juventudes Ativistas por Adaptação Climática | ((o))eco
Faltam menos de 100 dias para a COP 29 e para a conclusão da presidência do Brasil no G20. Será que as negociações estão avançando no ritmo esperado? Enquanto os humanos negociam, os eventos extremos causados pelas mudanças climáticas se avolumam. Nesta entrevista especial, vamos conhecer a recém-nascida Articulação das Juventudes Ativistas por Adaptação Climática (AJAAC). Conversamos com a Larissa Pinto Moraes, diretora do Engajamundo, e Ana Luiza de Lima, coordenadora geral do Comitê Chico Mendes. Entrando no Clima é um podcast original de ((o))eco com o apoio do Instituto Clima e Sociedade.
• Pra ler •
Península Mitre: Um paraíso escondido na Argentina, fundamental para mitigar as mudanças climáticas | National Geographic
O grupo, liderado pelo explorador da National Geographic Cristian Lagger, visitou a região no inverno de 2022 para estudar a capacidade de reter carbono e mitigar as mudanças climáticas.