“Parques e TIs são as tábuas de salvação para onças na Amazônia” e mais
14 de março de 2023
A Terra Indígena Yanomami abriga cerca de 27 mil indígenas de 8 povos. Também resguarda um dos maiores grupos de onças-pintadas da floresta equatorial brasileira, conforme revela um estudo recente publicado na revista Nature. A pesquisa lista terras indígenas e unidades de conservação como áreas mais importantes para populações de onças-pintadas na Amazônia brasileira. Alvos de crimes como desmatamento e extração de ouro, elas merecem atenção urgente do poder público.
Aprovada pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) de Mato Grosso no ano passado, a resolução nº 45/2022 liberou a drenagem de áreas úmidas no estado, uma área equivalente a 16,2 milhões de hectares. Por conta da resolução, o Ministério Público estadual ajuizou uma ação civil pública contra o governo de Mato Grosso, na qual o órgão denuncia ilegalidades e pede não apenas a anulação da norma, como o cancelamento de todos os pedidos de licenciamento amparados por ela. Na ação, o Ministério Público demanda prioridade de tramitação em razão da “emergência climática decorrente do aquecimento global”.
Conhece alguém que se interesse pela temática do meio ambiente?
Você pode sugerir a nossa curadoria clicando aqui.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
Podcast: Imperatriz do Maranhão busca um futuro mais sustentável com medidas de proteção ambiental, mas enfrenta desafios
Parques e TIs são as tábuas de salvação para onças na Amazônia
Ministério Público entra com ação contra MT por drenagem de áreas úmidas
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.