“Pescadores e catadores retiram mais de 45 toneladas de resíduos nas baías de Guanabara e Sepetiba, no RJ” e mais
A Operação LimpaOca, promovida pela ONG Guardiões do Mar em parceria com a Transpetro, envolveu 105 pescadores e catadores de caranguejo na remoção de mais de 45 toneladas de resíduos dos manguezais das baías de Guanabara e Sepetiba. Em pouco mais de um ano, a força-tarefa coletou mais de 1 milhão de itens descartados, de plásticos e pneus a móveis velhos, remunerando os participantes com bolsas-auxílio que chegaram a R$ 900, garantindo renda extra durante o período de defeso. Apesar do impacto positivo no ecossistema, a iniciativa reforça que a despoluição completa dos manguezais depende de programas permanentes, maior investimento estatal e educação ambiental contínua.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
02 de agosto de 2025
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
Pescadores e catadores retiram mais de 45 toneladas de resíduos nas baías de Guanabara e Sepetiba, no RJ
Se sancionado, PL da Devastação afetará diretamente as praias e o oceano
Até a COP 30, Brasil promete plano para financiar ações climáticas com US$ 1,3 trilhão anuais
Circovírus ameaça ararinhas-azuis e outros psitacídeos na Caatinga baiana
Aparição de onça-pintada no RJ após quase 50 anos surpreende pesquisadores
Crise climática, inação e os direitos da humanidade
O que está acontecendo na Antártica e por que isso importa para o Brasil?
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.









