“Pesquisadores descrevem nova espécie de hortelã da Amazônia” e mais
02 de maio de 2023
A Amazônia é notoriamente reconhecida por suas florestas densas de árvores imensas. Foi num ambiente amazônico bem diferente desse, entretanto, onde pesquisadores se depararam com uma nova espécie de hortelã-do-campo: a Hyptidendron dorothyanum, o “roxinho-amazônico”, que brota num solo arenoso e savânico. O nome científico homenageia a ativista americana Dorothy Stang, que atuava em defesa da floresta e dos povos tradicionais na Amazônia, e foi assassinada em 2005, no Pará, estado que abriga uma das populações da planta recém-descrita.
A organização internacional Global Witness lançou na última semana uma ferramenta de “alertas de desmatamento ilegal” entre os fornecedores indiretos da gigante da carne JBS. Chamada de “Brazil Big Beef Watch”, a ferramenta monitora de forma automatizada os casos de desmatamento possivelmente relacionados à cadeia produtiva indireta da JBS no estado do Pará e “avisa” a empresa pelo Twitter. Ao explorar os dados de 2022, a ferramenta revelou que a cadeia da empresa provocou o desmatamento de de 2.390 hectares no ano, o equivalente a mais de 2 mil campos de futebol.
Conhece alguém que se interesse pela temática do meio ambiente?
Você pode sugerir a nossa curadoria clicando aqui.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
Governo autoriza novo concurso público para o Ministério do Meio Ambiente
Marfrig defende abertura de dados de trânsito animal para acabar com desmatamento na cadeia
Pesquisadores descrevem nova espécie de hortelã da Amazônia
Global Witness lança ferramenta de alertas de desmatamento ligados à JBS
Governo Lula homologa seis terras indígenas
Justiça reduziu o valor de ações por danos ao rio da Prata (MS) em 80%
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.