“Vistoria no Pedral do Lourenço confirma falhas em licenciamento” e mais
Uma inspeção judicial no Pedral do Lourenço, em trecho paraense do Rio Tocantins, confirmou falhas no licenciamento federal e a falta de consulta prévia adequada a comunidades ribeirinhas e tradicionais. A vistoria e uma audiência pública foram conduzidas pela Justiça Federal, à pedido do MPF. Durante a inspeção, comunidades como de ribeirinhos, pescadores, quebradeiras de coco e quilombolas listaram impactos nas suas vidas caso o trecho do rio seja “derrocado” – a retirada de rochas e retificação para a passagem de embarcações com commodities, para exportação.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
6 de outubro de 2025
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
Vistoria no Pedral do Lourenço confirma falhas em licenciamento
Sermão das araras
Atletas cadeirantes conquistam pico de 2 mil metros no Rio
Setores do agronegócio e mineração trabalham para que COP30 não tenha sucesso, diz líder extrativista
O futuro do agro brasileiro passa pela restauração florestal
Pesquisadores amazônicos lançam propostas em defesa da sociobiodiversidade
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.









