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Já é proibido

No Brasil, não chega a ser uma preocupação. Mas nos Estados Unidos há muito se discute o impacto da proliferação de jipes – coisa do tamanho de um Pajero Full, Nissan Xterra e Blazer – no trânsito das cidades. Imbatíveis na lama, são acusados de ser assustadores no asfalto. Em qualquer acidente entre um carro e um jipe, nunca deu empate. O jipe, pelo volume, sempre ganha. Mas não é só a questão da segurança que aglutina a oposição contra o uso de utilitários como automóveis. Eles ocupam mais espaço, consomem mais combustível e têm peso muito acima do que as ruas podem suportar. O asfalto vai embora mais cedo que o previsto e o recapamento precisa ser reforçado levando em conta o aumento do número de jipes em circulação. É um veículo que em todos os sentidos custa caro ao contribuinte. E ele começou a perceber. Os políticos, atrás de votos, também. Varias medidas foram introduzidas em Assembléias estaduais e municipais para limitar peso e altura de utilitários com permissão para trafegar em áreas urbanas. Andy Bowers, da Slate (gratuito), descobriu que os projetos de lei são absolutamente desnecessários fazendo uma tremenda reportagem. Não falou com um ser humano. Entrevistou placas penduradas em postes nas ruas e páginas de montadoras de automóveis na Internet. Em todas as cidades que visitou na Califórnia, viu placas banindo veículos com tamanho acima do TR-4 da Mitsubishi ou os Vitaras da Suzuki. Mas ninguém cumpre a lei. Na ruas da Califórnia, como nas daqui, circula coisa muito maior que um Range Rover. Caminhões, por exemplo. Leva pouco mais de 10 minutos.

Manoel Francisco Brito ·
11 de agosto de 2004 · 20 anos atrás

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