Notícias

Mais dementes

A história saiu no The Observer (gratuito) e foi publicada no domingo, 15 de agosto. O número de pessoas com diagnóstico de demência ou de doenças neuromotoras aumentou assustadoramente nas duas últimas décadas. A reportagem se baseia em artigo publicado numa revista de medicina, a Public Health. Seus autores compararam a incidência em 7 países industrializados de gente demente ou com problemas neuromotores entre 1977 e 1997. Viram que os primeiros mais do que triplicaram em número e o grupo onde estão os segundos dobrou de tamanho. Os números têm precisão científica. As causas para tamanha mudança nas estatísticas, nem tanto. A turma que fez a pesquisa acha que a culpa pode estar no aumento da poluição, principalmente química, nos países industrializados. Existem hoje 80 mil produtos químicos industrais. Alguns são pesadamente regulados. A esmagadora maioria, entretanto, não tem qualquer tipo contrôle. A leitura é rápida.

Cristina Matos ·
17 de agosto de 2004 · 22 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
11 de junho de 2026

Governo muda regras do FNMA para acelerar repasses contra incêndios florestais

Novo decreto simplifica o acesso ao Fundo Nacional do Meio Ambiente e promete acelerar recursos para prevenção e combate a incêndios florestais

Notícias
11 de junho de 2026

Em pacotão de medidas ambientais, Lula cria e amplia parques nacionais

Governo assinou conjunto de decretos ambientais que foram desde unidades de conservação, à regulamentação de mecanismos financeiros e política de restauração na Caatinga

Colunas
11 de junho de 2026

Não há mais retorno, mas como seguimos em frente?

Embora os recifes localizados dentro dessas áreas protegidas não estejam imunes ao aquecimento dos oceanos, há evidências de que a mortalidade tende a ser menor em regiões bem conservadas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.