Notícias

Aaaaaarrgh

A reportagem do The New York Times avisa que num mundo cheio de baratas, criar baratas artificiais que contradiz o bom sendo. No entanto, é isso que equipe internacional de cientistas anda fazendo em laboratórios dos Estados Unidos e Europa. Um dos pesquisadores, José Halloy, da Universidade Livre de Bruxelas, explica que o objetivo não é desenvolver nova forma de exterminar baratas. Apenas entender como funciona sua inteligência coletiva. O estudo faz parte de um projeto para descobrir meios de manipular um grupo. Por enquanto, parece que só querem o conhecimento para aplicar em robôs usados em atividades humanas e grupos de animais. Os robôs pequeninos, que desempenham o papel de barata, infiltram-se no grupo emitindo uma essência de cheiro “baratoso”. São imediatamente aceitos e chegam até a virar o líder da turma.

Manoel Francisco Brito ·
8 de dezembro de 2004 · 22 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
24 de julho de 2026

Caminhoneiros autônomos reclamam de dificuldade na aquisição de veículos menos poluentes

Relatos mostram que em três anos de vigência do Proconve P8, Brasil não avançou para transição energética justa no transporte rodoviário de carga

Notícias
24 de julho de 2026

Novo centro no RJ vira marco para restauração da Mata Atlântica

O centro será um espaço de pesquisa, capacitação e um amplificador de boas práticas na recuperação do bioma, promovido pela Associação Mico-Leão-Dourado

Análises
24 de julho de 2026

Enchentes podem espalhar poluentes da mineração de carvão no Rio Grande do Sul

Metais tóxicos e outros contaminantes associados à extração de carvão podem ser transportados por chuvas intensas e enchentes, alcançando áreas distantes das minas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.