Notícias

12 Frases de Meio Ambiente sobre a Fauna

Nessa coletânea separamos 12 frases que destacam a relação dos seres humanos com os animais: do trato à pretensa racionalidade que nos separa.

29 de agosto de 2019 · 5 anos atrás


Ao longo da história humana, a relação com os animais oscilou do fascínio ao medo, do companheirismo à caça predatória. Mas a verdade é que ao se autoproclamarem “animais racionais”, os seres humanos se separaram do resto da fauna do planeta e criaram para si uma posição de superioridade e domínio. A mesma humanidade que enaltece o cachorro como “o melhor amigo do homem”, é aquela que vorazmente caça espécies até a sua extinção ou os maltrata por dinheiro e diversão. 

De olho nessa balança — nem sempre positiva — da relação do homem com os bichos, ((o)) eco preparou uma coletânea de frases sobre a fauna.

Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais.

Immanuel Kant, filósofo

Creio que os animais veem no homem um ser igual a eles que perdeu de forma extraordinariamente perigosa o são intelecto animal. Veem nele um ser irracional que ri, chora. Um animal infeliz.

Friedrich Nitzsche, filósofo

O homem fez da terra um inferno para os animais. Arthur Schopenhauer, filósofo.

Arthur Schopenhauer, filósofo

Os animais selvagens nunca matam por divertimento. O homem é a única criatura para quem a tortura e a morte dos seus semelhantes são divertidas por si.

James Froude, historiador

Chegará um dia no qual os homens conhecerão o íntimo dos animais; e nesse dia, um crime contra um animal será considerado crime contra a humanidade.

Leonardo da Vinci, gênio

Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação à natureza e aos animais.

Victor Hugo, escritor

Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhorem nem levem em consideração as condições dos animais.

Abraham Lincoln, político

Aos estudar as características e a índole dos animais, encontrei um resultado humilhante para mim.

Mark Twain, escritor

Nós escravizamos os outros animais da Criação, e tratamos nossos primos distantes de pele e penas tão mau que, sem dúvida, se eles fossem capazes de formular uma religião, imaginariam o demônio com uma forma humana.

William Ralph Inge, padre anglicano

Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos. Nós nos sentimos melhores com nós mesmos e melhores com os animais, sabendo que nós não estamos contribuindo para o sofrimento deles.

Linda McCartney, fotógrafa

Jamais creia que os animais sofrem menos do que os humanos. A dor é a mesma para eles e para nós. Talvez pior, pois eles não podem ajudar a si mesmos.

Dr. Louis J. Camuti, veterinário

Leia também

Notícias
27 de setembro de 2018

5 Frases do Meio Ambiente sobre a Amazônia

Diversas vozes já se levantaram para enaltecer a beleza e alertar sobre as ameaças que o maior bioma brasileiro tem sofrido durante décadas. Por isso, faz-se necessário que mais atores estejam engajados nessa luta

Notícias
22 de novembro de 2018

10 Frases do Meio Ambiente sobre aves

Nesta coletânea, ((o))eco separou algumas frases de cunho ambiental inspiradas por esses magníficos animais dotados com a habilidade de voar

Notícias
27 de dezembro de 2018

5 Frases do Meio Ambiente sobre o futuro

Nessa coletânea, reunimos 5 frases que demonstram que o futuro nada mais é do que a consequência do hoje

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Fernando Pires diz:

    No momento em que se pretende discutir um novo projeto de lei sobre caça e proteção à fauna silvestre, é necessário que se leve em conta os seguintes aspectos.
    A questão da caça e da proteção à fauna precisa levar em conta o fato de que não se pode proteger uma espécie isolada do seu ambiente físico e biótico. Não adiantaria pretender proteger uma espécie se o Poder Público não cuida da preservação das condições mínimas da área e habitat de que ela necessita.
    As experiências de países dos 5 continentes e do Brasil levam os técnicos a recomendar o estabelecimento de parques e reservas como única esperança de conservação da fauna e flora, que se ressentem da interferência humana direta ou indireta, pela eliminação de espécies que oferecem perigo às criações domésticas e às culturas agrícolas; e indiretas pelas modificações do ambiente físico e biótico que o desmatamento acarreta.
    A exploração comercial da fauna silvestre como indústria extrativa não deve mais encontrar acolhida em países civilizados. Não por razões de ordem sentimental, mas por um imperativo de ordem biológica.
    O caçador nativo e o caçador furtivo não causam uma fração do mal por que é responsável o caçador profissional que visa o lucro fácil.
    As intervenções do homem no equilíbrio da natureza tem sido marcadas pelo insucesso, senão pelo desastre. A praga dos coelhos introduzidos na Austrália, do mangusto na Martinica e das abelhas africanas entre nós são exemplos clássicos.
    O planejamento e a execução de uma política avançada de proteção da fauna silvestre impõe-se em caráter eminentemente técnico.