Notícias

Madeira de lei

O estado da Georgia, nos Estados Unidos, aprovou lei que permite a retirada de troncos de pinus que afundaram nos seus rios no século XIX, quando a região era um vibrante pólo madeireiro. Estima-se que das milhões de toras transportadas por via fluvial há mais de 100 anos, entre 3% e 5% jazem nos leitos de rios. Elas são cobiçadas pelas serrarias pela sua cor e pela sua granulação mais densa. Custam em média 10 vezes mais do que toras em condições normais, diz reportagem da Associated Press publicada no The New York Times. Ambientalistas vão tentar derrubar a lei na justiça. Dizem que pelo tempo que estão debaixo d’água, os troncos já se tornaram propriedade dos ecossistemas subaquáticos. Sua retirada, garantem, pode alterar a reprodução de peixes.

Redação ((o))eco ·
5 de setembro de 2005 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
3 de abril de 2026

Economista sugere criação de ‘pix climático’ para famílias afetadas por enchentes e deslizamentos

Proposta surgiu durante encontro promovido pela ong RioAgora.org, que reuniu especialistas para debater propostas para os candidatos ao governo do RJ

Reportagens
3 de abril de 2026

O que está em jogo com a crise da moratória da soja

STF convoca audiência de conciliação em abril, em meio ao enfraquecimento do acordo que ajudou a conter o desmatamento na Amazônia nas últimas duas décadas

Salada Verde
3 de abril de 2026

Plano de bioeconomia aposta em metas ambiciosas até 2035

MMA publica resolução da Comissão Nacional de Bioeconomia que define objetivos para crédito, restauração e uso sustentável da biodiversidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.