Notícias

Efeito colateral

O fenômeno El Niño pode ter conseqüências piores do que os já conhecidos dias de calor infernal. Segundo cientistas da universidade norte-americana de Michigan ele também pode ser a causa de surtos de leishmaniose em vários países da América Latina. A relação foi estabelecida a partir da comparação entre dados climáticos e registros da doença na Costa Rica. Segundo o jornal Folha de São Paulo, a pesquisa concluiu que a maioria das pessoas passa a apresentar os sintomas (principalmente úlceras na pele) treze meses depois do ápice do fenômeno. Com isso, os pesquisadores acreditam que podem prever a dinâmica da doença. Já se sabe que o calor estimula o aparecimento do mosquito transmissor, mas outros efeitos indiretos ainda estão sendo estudados.

Carolina Elia ·
18 de agosto de 2006 · 20 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
30 de outubro de 2026

Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção

Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →

Análises
30 de outubro de 2026

Proteger a biodiversidade exige conectar territórios

Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →

Salada Verde
30 de outubro de 2026

MMA abre inscrições para sete vagas da sociedade civil na Comissão Nacional de Biodiversidade

Organizações ambientalistas podem se inscrever até 8 de novembro para participar da eleição de representantes no colegiado durante o biênio 2027–2028 →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.