Notícias

Barulhenta e poluidora

Na última semana, um terço da usina Xavantes, a maior termelétrica em operação em Goiás, deixou de funcionar. Segundo a agência ambiental de Goiânia, o motivo para o fechamento são os problemas ambientais causados pela empresa, como a emissão excessiva de ruídos, que prejudica cerca de dez mil moradores de quatro bairros vizinhos. Além disso, a direção da unidade também responde a processo no órgão ambiental por poluição do solo por derramamento de óleo e poluição atmosférica. A empresa já foi multada em 5 milhões de reais, mas conseguiu reduzir o valor para 150 mil após um acordo. O problemas ambientais causados pela Xavantes são tão grandes que o órgão ambiental de Goiânia chega a dizer que houve erro por parte do governo estadual ao conceder a licença para o empreendimento. Para o governo de Goiás, o projeto para minimizar os impactos ambientais foi apresentado, mas se mostrou ineficiente. A termelétrica só não foi paralisada completamente porque poderia levar a capital a um desabastecimento de energia elétrica. A notícia é do jornal Folha de S.Paulo.

Redação ((o))eco ·
17 de março de 2008 · 18 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
13 de abril de 2026

Governo cria reserva, mas exclui da proteção área com quilombolas e paleotocas

Território suprimido de área protegida concentra comunidades tradicionais, nascentes, cangas ferruginosas e vestígios de animais pré-históricos no norte de Minas

Salada Verde
10 de abril de 2026

Inscrições para segunda turma do curso de Jornalismo Ambiental abrem na segunda-feira (13)

Formação de ((o))eco oferece aulas online, encontros ao vivo e foco em cobertura socioambiental, com destaque para a Amazônia

Salada Verde
10 de abril de 2026

Nova presidente da Funai é empossada no último dia do ATL 2026

Posse de Lúcia Alberta ocorre na plenária principal do ATL, em Brasília, com presença de lideranças indígenas, autoridades federais e anúncio de medidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.