Notícias

Eike x Meio Ambiente

Mais um empreendimento com potencial impacto ao meio ambiente começa a gerar imbróglios jurídicos na conta do mega empresário Eike Batista. Desta vez, a Defensoria Pública do Ceará entrou com uma ação civil para impedir a construção de uma termoelétrica a carvão do grupo MPX no Pecém, praia a 60 quilômetros de Fortaleza. Com capacidade estimada em 1.080 MW, a planta vai emitir alta quantidade de gases estufa e pode reduzir a níveis ínfimos a oferta de água para a população de São Gonçalo do Amarante, que vive no local. Como se não bastasse, o defensor Thiago Tozzi, autor do processo, viu que o Estudo de Impacto Ambiental do projeto está incompleto. A reportagem é da Folha de São Paulo.

Redação ((o))eco ·
5 de maio de 2008 · 18 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
5 de maio de 2026

Organizações cobram reparação por impactos de Belo Monte após dez anos

Entidades divulgam carta aberta com críticas à operação da usina e cobram resposta do Estado brasileiro; Hidrelétrica no Xingu ainda impacta região

50209430197_2218f75ebf_o
Notícias
5 de maio de 2026

Maioria do desmatamento no Brasil ocorreu sem autorização, aponta análise

Levantamento indica que 86% da área desmatada entre 2009 e 2024 não tinha licença ambiental; Em 15 anos, 22,8 milhões de hectares foram desmatados sem autorização

Colunas
5 de maio de 2026

As palavras convencem, o exemplo arrasta: O espírito de Santa Marta e o futuro pós-fóssil

Alguns países decidiram apontar alternativas para o mundo se livrar da dependência aos combustíveis fósseis. Veremos se esse primeiro empurrão será suficiente para tirar o mundo do estado de inércia

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.