Notícias

Desmatamento anunciado

O histórico da devastação amazônica somado a características biofísicas da floresta permitiram a um time da Universidade de Brasília (UnB) prever com certa precisão onde as próximas árvores vão cair. Orientada pelo professor Newton Moreira de Souza, a pesquisa fez um levantamento das características que mais influenciaram o desmatamento desde a década de 80. As espécies que estão em terrenos planos e mais próximas de clarões, rodovias ou hidrovias correm um maior risco de ir ao chão mais cedo, devido à facilidade de acesso. Para auxiliar nas análises, Darcton Damião, autor da pesquisa, também lançou mão de imagens de satélite. Segundo ele, a técnica pode indicar as futuras áreas destruídas com 70% de exatidão. A notícia é do Jornal do Brasil.

Redação ((o))eco ·
10 de junho de 2008 · 18 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
4 de maio de 2026

Comunicação ambiental deve trabalhar para conscientizar a população pela preservação da natureza

Melhorias em índices de preservação da biodiversidade são reflexos do engajamento da sociedade pela proteção do meio ambiente

Reportagens
4 de maio de 2026

Ataque de criminosos armados ameaça ambientalistas na Serra da Chapadinha, na Bahia

Durante o atentado, bandidos destruíram computadores e sistemas de energia, deram tiros e ameaçaram casal de ambientalistas que luta por área protegida no local

Colunas
4 de maio de 2026

O colapso climático e humanitário nos tempos de guerra

Enquanto não houver recomposição de mecanismos eficazes de cooperação e responsabilização, tratados internacionais como o das mudanças climáticas serão abandonados em metas e prazos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.