Sandra Dee, estrela de filmes para adolescentes feitos no final dos anos 50, início dos 60, que morreu recentemente, é de fato a grande musa mundial do surfe. Antes de ela aparecer nas telas do cinema americano com o filme Gidget, surfe era única e exclusivamente coisa de nativos havaianos. Com Dee, diz curta nota na revista Time, o ato de deslizar sobre as ondas em pé numa prancha virou mais do que um esporte. Transformou-se numa cultura que exaltava corpos desnudos, praias e vida saudável. Foi só depois de Gidget inventar o surfe como estilo de comportamento que começaram a aparecer alguns dos pilares do esporte, como a revista Surfer.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Entidade do agronegócio defende prevenção diante do avanço dos eventos extremos
Defensora da mudança no licenciamento que isentou o Agro de estudo de análise ambiental, Associação Brasileira do Agronegócio pede reforço na preparação para eventos climáticos extremos após temporais →
Países avaliam pela primeira vez o progresso das metas globais de biodiversidade
Reunião das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica no Quênia analisa progresso das 23 metas estabelecidas no Marco Global de Kunming-Montreal até 2030 →
Maquiada de verde, mineração de terras raras impacta territórios e amplia conflitos pela água em Goiás
Na corrida por minerais críticos, corporações utilizam discurso ambiental para avançar em áreas de interesse socioambiental →
