Ralph Salgueiro
presidente
AGUIMAN – Ass. de Guias de Turismo, Condutores de Visitantes e Monitores Ambientais das Agulhas Negras Região das Agulhas Negras / RJ
Caro Marcos:
Foi com grande espanto que recebi vosso artigo, “Quem dá mais por Itatiaia?”. Com certeza o Sr. deveria ter nos ouvido anteriormente. Mas estou aqui para norteá-lo dos verdadeiros acontecimentos. Vejamos:
– A Tv Rio Sul me convidou, para em nome da AGUIMAN, falar sobre o aumento da taxa do PARNA Itatiaia em sua parte alta. O local marcado para entrevista foi a portaria da parte baixa. Para lá me dirigi com alguns associados e outros também interessados em se pronunciar, num total de 8 pessoas.
– O Sr fala em piquete. Segundo o Aurélio:
- . Troço de soldados que formam guarda avançada.
. Porção de tropa, a cavalo, incumbida de guarda de honra, etc.
. Porção de empregados a quem toca certo serviço por turno.
. Pequena estaca, de madeira ou metálica, que se crava no terreno para marcar com exatidão um ponto importante em trabalho topográfico. [Var., nesta acepç.: piqueta.]
. Bras. Fig. Pessoa que a cada momento está sendo solicitada por outro trabalho.
. Bras. Grupo de pessoas que se posta à entrada de fábricas, empresas, estabelecimentos de ensino, etc., para impedir a entrada de outras, por ocasião de greve.
. Bras. MG Pequeno pasto ou plantação.
. Bras. RS Pequeno potreiro, próximo das habitações, onde se recolhem os animais para serviços diários.
. Bras. RS Cavalo que está permanentemente pronto para qualquer necessidade nas estâncias; piqueteiro.
– Gostaria que o Sr. nos respondesse onde nos classificou para tal acusação!
– O Sr Walter Behr antes mesmo de entrar para a chefia foi saudado com palmas por todos nós e continuamos a acreditar nele com seus projetos de melhoria para o Nosso Parque.
– Ruidosamente , repilo sua maneira de se expressar sobre nós guias de turismo, profissionais liberais.
– Data Venia com todo o respeito, procure a lei que confirma nossa inclusão na categoria de profissionais. O que buscamos é defender nossa classe de uma maneira pacífica e correta. E foi o que fizemos e fazemos.
– Aproveito o ensejo para esclarecer que as agências de turismo podem cobrar o valor que acharem devido, ao turista interessado. Agência de turismo contrata guia de turismo que é a pessoa que conduz o turista. Acho que precisamos esclarecer esse ponto. Com certeza, as agências deverão sentir uma queda em suas vendas, o que recairá sobre a frequência do trabalho do profissional, o guia de turismo.
Por conseguinte, solicito a retificação de suas palavras para aqueles que tiveram acesso ao vosso texto, sobre o acontecido real, pois somente assim todos estarão bem informados. Não é esta a função do bom jornalista?Sds Ecológicas,
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Mulheres e Oceano: infra estruturas invisíveis da vida?
Tanto o oceano quanto as mulheres carregam uma expectativa silenciosa de que vão aguentar mais um pouco. Mas nenhum sistema consegue ser resiliente para sempre →
Decisão do STF sobre tributos na cadeia de reciclagem preocupa setor
ANAP afirma que incidência de PIS e Cofins pode elevar custos operacionais e pressionar atividades ligadas à coleta e comercialização de materiais recicláveis →
Desmatamento da Amazônia custa mais de US$ 1 bilhão por ano na conta de luz dos brasileiros
Perda de floresta reduziu chuvas, diminuiu a geração hidrelétrica e elevou os custos da eletricidade no país, diz estudo →



