Notícias

Quem dá mais por Itatiaia? IV

Ralph SalgueiropresidenteAGUIMAN - Ass. de Guias de Turismo, Condutores de Visitantes e Monitores Ambientais das Agulhas Negras Região das Agulhas...

Redação ((o))eco ·
27 de janeiro de 2006 · 20 anos atrás

Ralph Salgueiro
presidente
AGUIMAN – Ass. de Guias de Turismo, Condutores de Visitantes e Monitores Ambientais das Agulhas Negras Região das Agulhas Negras / RJ

Caro Marcos:

Foi com grande espanto que recebi vosso artigo, “Quem dá mais por Itatiaia?”. Com certeza o Sr. deveria ter nos ouvido anteriormente. Mas estou aqui para norteá-lo dos verdadeiros acontecimentos. Vejamos:


– A Tv Rio Sul me convidou, para em nome da AGUIMAN, falar sobre o aumento da taxa do PARNA Itatiaia em sua parte alta. O local marcado para entrevista foi a portaria da parte baixa. Para lá me dirigi com alguns associados e outros também interessados em se pronunciar, num total de 8 pessoas.


– O Sr fala em piquete. Segundo o Aurélio:






            . Troço de soldados que formam guarda avançada.
            . Porção de tropa, a cavalo, incumbida de guarda de honra, etc.
            . Porção de empregados a quem toca certo serviço por turno.
            . Pequena estaca, de madeira ou metálica, que se crava no terreno para marcar com exatidão um ponto importante em trabalho topográfico. [Var., nesta acepç.: piqueta.]
            . Bras. Fig. Pessoa que a cada momento está sendo solicitada por outro trabalho.
            . Bras. Grupo de pessoas que se posta à entrada de fábricas, empresas, estabelecimentos de ensino, etc., para impedir a entrada de outras, por ocasião de greve.
            . Bras. MG Pequeno pasto ou plantação.
            . Bras. RS Pequeno potreiro, próximo das habitações, onde se recolhem os animais para serviços diários.
            . Bras. RS Cavalo que está permanentemente pronto para qualquer necessidade nas estâncias; piqueteiro.

      – Gostaria que o Sr. nos respondesse onde nos classificou para tal acusação!


      – O Sr Walter Behr antes mesmo de entrar para a chefia foi saudado com palmas por todos nós e continuamos a acreditar nele com seus projetos de melhoria para o Nosso Parque.


      – Ruidosamente , repilo sua maneira de se expressar sobre nós guias de turismo, profissionais liberais.


      – Data Venia com todo o respeito, procure a lei que confirma nossa inclusão na categoria de profissionais. O que buscamos é defender nossa classe de uma maneira pacífica e correta. E foi o que fizemos e fazemos.


      – Aproveito o ensejo para esclarecer que as agências de turismo  podem cobrar o valor que acharem devido, ao turista interessado. Agência de turismo contrata guia de turismo que é a pessoa que conduz o turista. Acho que precisamos esclarecer esse ponto. Com certeza, as agências deverão sentir uma queda em suas vendas, o que recairá sobre a frequência do trabalho do profissional, o guia de turismo.

      Por conseguinte, solicito a retificação de  suas palavras para aqueles que tiveram acesso ao vosso texto, sobre o acontecido real, pois somente assim todos estarão bem informados. Não é esta a função do bom jornalista?

      Sds Ecológicas,

      Leia também

      Notícias
      19 de dezembro de 2025

      STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

      Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

      Análises
      19 de dezembro de 2025

      Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

      Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

      Reportagens
      19 de dezembro de 2025

      Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

      Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

      Mais de ((o))eco

      Deixe uma resposta

      Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.