Notícias

Ilustre visitante no Avistar

Imagine a sensação de encontrar uma suçuarana em plena cidade de São Paulo. A surpresa certamente seria grande. Foi mais ou menos assim que se sentiram observadores de aves na tarde de ontem, no Parque Villa-Lobos, ao descobrir entre as árvores um pavó (Pyroderus scutatus). Espécie que se alimenta de frutas de árvores de médio e grande porte, o pavó é típico de florestas e áreas preservadas. A visita deste indivíduo ao parque, que fica às margens da marginal Pinheiros, em área densamente urbanizada, talvez seja apenas parte de seu deslocamento entre os remanescentes de floresta que existem nas bordas da capital, as serras da Cantareira e do Mar. Mas mesmo sendo uma passagem rápida, a presença do pavó no Villa-Lobos atiçou os ânimos dos birdwatchers presentes no Avistar, que correram para fotografá-lo. Acima, um dos resultados dessa corrida.

Cristiane Prizibisczki ·
22 de maio de 2009 · 17 anos atrás
  • Cristiane Prizibisczki

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
5 de junho de 2026

Últimos dias de chamada para criação de curso de capacitação de gestores de UCs

Edital da UNESCO busca propostas de consultoria para desenvolver e ministrar curso semipresencial de capacitação de gestores públicos de unidades de conservação

Salada Verde
5 de junho de 2026

Pesquisa expõe risco de extinções em cascata entre morcegos e parasitas

Estudo aponta que espécies de moscas ectoparasitas correm risco de desaparecer junto com seus hospedeiros ameaçados

Análises
5 de junho de 2026

Como uma árvore da época colonial se tornou esperança para um papagaio ameaçado

Com frutos que alimentam a ave e cavidades que servem de ninho, o guanandi ocupa um papel central na manutenção das populações de papagaio-de-cara-roxa

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.