Notícias

Gaiolas trituradas em Rondônia

Em apenas dois meses, Ibama de Rondônia apreende 90 gaiolas de pássaros e diversas peças de artesanado indígena feitas com penas. Nesta quarta tudo foi destruído por um rolo compressor.

Redação ((o))eco ·
5 de agosto de 2009 · 17 anos atrás
Foto:Divulgação/Ibama
Foto:Divulgação/Ibama

Nos últimos dois meses, operações do Ibama/Rondônia apreenderam cerca de 90 gaiolas de pássaros e diversas peças de artesanato indígenas. Nesta quarta-feira, todos foram destruídos com um rolo compressor para mostrar à população o crime cometido quando animais silvestres são mantidos em cativeiro. Não custa lembrar que a Amazônia é um dos biomas mais visados pelos contrabandistas de indivíduos da fauna e flora.
 
Antes de serem reincorporados à natureza pelos fiscais do órgão ambiental, os animais recebem uma minuciosa verificação de seus estados de saúde e condições de sobrevivência no habitat original. Além das gaiolas inutilizadas (desde novembro de 2008 já foram mais de 600) diversos ornamentos foram quebrados, como brincos com penas de pássaros, pulseiras e colares de penas e prendedores de cabelo com rabos de quati. Apesar de bonitos, eles significam desmatamento e caça ilegal. 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
21 de julho de 2026

Da COP28 às últimas negociações em Bonn: o lugar da cultura no regime climático da ONU

A transversalidade do termo, que abre espaço para pautas como diversidade e direitos humanos, segue impedindo avanços e tratando a cultura como secundária ou alternativa

Salada Verde
21 de julho de 2026

Reserva do IBGE no Distrito Federal é transformada em Estação Ecológica

Com a mudança, a reserva ecológica de 1,3 mil hectares no Cerrado que abriga mais de 4 mil espécies passará a ser gerida de forma integrada entre IBGE e ICMBio

Análises
21 de julho de 2026

A quem serve um projeto que impede o Estado de agir contra crimes ambientais?

Embargos, apreensões, interdições e demais medidas cautelares não existem para punir. Existem para interromper o dano enquanto ele acontece

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.