Gaiolas trituradas em Rondônia

Em apenas dois meses, Ibama de Rondônia apreende 90 gaiolas de pássaros e diversas peças de artesanado indígena feitas com penas. Nesta quarta tudo foi destruído por um rolo compressor.

5 de agosto de 2009 · 15 anos atrás
Foto:Divulgação/Ibama

Nos últimos dois meses, operações do Ibama/Rondônia apreenderam cerca de 90 gaiolas de pássaros e diversas peças de artesanato indígenas. Nesta quarta-feira, todos foram destruídos com um rolo compressor para mostrar à população o crime cometido quando animais silvestres são mantidos em cativeiro. Não custa lembrar que a Amazônia é um dos biomas mais visados pelos contrabandistas de indivíduos da fauna e flora.

Antes de serem reincorporados à natureza pelos fiscais do órgão ambiental, os animais recebem uma minuciosa verificação de seus estados de saúde e condições de sobrevivência no habitat original. Além das gaiolas inutilizadas (desde novembro de 2008 já foram mais de 600) diversos ornamentos foram quebrados, como brincos com penas de pássaros, pulseiras e colares de penas e prendedores de cabelo com rabos de quati. Apesar de bonitos, eles significam desmatamento e caça ilegal.