Notícias

Austrália à espera do aquecimento

Continente já estuda adoção de medidas como deslocamentos e evacuação de moradores da costa, visando minimizar impactos da elevação no nível do mar

Redação ((o))eco ·
28 de outubro de 2009 · 17 anos atrás

O governo australiano anda dividido: com 80% de seus 21 milhões de habitantes vivendo no litoral, qual a melhor medida a ser tomada com a elevação no nível do mar causada pelo aquecimento global? Deslocar toda essa população ou construir barreiras? Relatório de uma comissão parlamentar de mudança climática lançado ontem (27) mostrou que a política do país voltada para o tema atualmente é muito fragmentada e que as autoridades precisam adotar uma política nacional urgente para coordenar os novos códigos de construção costeira, os deslocamentos e planos e evacuação.

Segundo o documento, a subida do nível médio do mar não é a principal ameaça às propriedades localizadas na costa, mas sim as tempestades freqüentes e alterações das marés, que representam maior risco. Estima-se que 711 mil casas estão a menos de 6 metros acima do nível do mar e que os impactos do aquecimento do planeta podem causar prejuízos de 150 bilhões de dólares ao país.
 

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
9 de setembro de 2026

IDS lança Bússola 2026 para pautar debate socioambiental nas eleições

Documento reúne diretrizes e propostas para a agenda socioambiental brasileira no período de 2027 a 2030 e apresenta questionamentos a candidatos aos cargos do Executivo e Legislativo

Análises
8 de setembro de 2026

Ultrapassar 1,5°C não pode ser normalizado

Mesmo que a temperatura global possa ser reduzida no futuro, os danos produzidos durante o período de maior aquecimento não serão automaticamente revertidos

Notícias
8 de setembro de 2026

Registros inéditos revelam área-chave para reprodução de tubarões no litoral do RJ

Pesquisa identifica fêmeas grávidas e mapeia potencial berçário de três espécies de tubarão, duas dela ameaçadas, no complexo estuarino de Ilha Grande-Sepetiba

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.