Notícias

Gases de efeito estufa: culpados não-humanos

Levantamento feito pelo World Watch Institute indica que principais responsáveis por gases de efeito estufa não são as atividades urbanas, mas sim as vacas, porcos e galinhas

Eduardo Pegurier ·
11 de novembro de 2009 · 12 anos atrás

O normal é associarmos a produção de gases do efeito estufa a atividades bastante urbanas, como geração de energia, carros e atividades industriais. Mas, segundo um novo cálculo divulgado pelo World Watch Institute, os principais responsáveis podem ser vacas, porcos e galinhas criados para consumo humano, os quais representam 51% do problema, segundo a organização. A estimativa anterior era de 18%.

“…Acreditamos que o ciclo de vida e cadeia de suprimentos de animais criados para alimentação foi gravemente subestimada como fonte de gases do efeito estufa. De fato, essa atividade é responsável por pelo menos metade de todas as emissões antropogênicas. Se esse argumento estiver correto, implica que substituir a criação de rebanhos por alternativas melhores seria a melhor estratégia para reverter as mudanças climáticas.”
  • Eduardo Pegurier

    Mestre em Economia, é professor da PUC-Rio e conselheiro de ((o))eco. Faz fé que podemos ser prósperos, justos e proteger a biodiversidade.

Leia também

Notícias
22 de outubro de 2021

“Adote um ninho”: Conheça a campanha para a preservação dos papagaios brasileiros

Campanha busca incentivar a proteção dos papagaios por meio da construção de ninhos artificiais para suprir a falta de cavidades naturais, que estão diminuindo por conta do desmatamento

Análises
22 de outubro de 2021

Por uma nova onda de soluções para a resiliência e a saúde do oceano

Estudo do FMI estima que 8 milhões de toneladas de lixo plástico acabam no mar todos os anos, sendo 80% provenientes do continente. Se não mudarmos esse quadro, o oceano terá mais lixo do que peixes até 2050

Salada Verde
21 de outubro de 2021

Polícia Civil do Maranhão prende um dos homens que matou onça preta e se gabou nas redes sociais

Corpo do animal abatido foi filmado por três homens, que comemoraram o feito. O homem preso também será multado pelo Ibama.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 1

  1. MARLI ALVES PEREIRA VASCONCELLOS diz:

    Não entendo o porquê esconder o rosto do homem, adulto!! Ele mostrou a cara nas redes sociais!! É preciso identificar criminosos.