Notícias

Ciclovia no lugar de motos?

Ciclistas paulistanos pintam clandestinamente símbolo de bicicleta em futura motofaixa. CET avisa que vai apagar, mas brincadeira já chamou a atenção para mobilidade em SP.

Redação ((o))eco ·
27 de maio de 2010 · 13 anos atrás

Uma  “pegadinha” da turma da bike em São Paulo tem movimentado fóruns de discussão na internet e chamado a atenção para a mobilidade urbana na capital paulista. Nesta quinta-feira (27), uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo, a Vergueiro, amanheceu com o símbolo de uma bicicleta estampado em uma faixa de restrição de uso que está sendo pintada nesta via da capital (veja foto).

bicicleta pintada na Vergueiro.

A inscrição no pavimento acendeu os ânimos dos ciclistas de São Paulo, que lutam há anos para que o governo municipal crie mais espaços e condições para este tipo de meio de transporte – atualmente a capital possui apenas poucos quilômetros de ciclovias, a maioria delas em parques.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a pintura é clandestina e será apagada ainda esta noite. A separação do trânsito, na verdade, está sendo feita para a criação de uma futura motofaixa no corredor Vergueiro/Liberdade, que liga o centro de São Paulo a pontos da zona sul da capital. A motofaixa tem extensão de 3,5 km em cada sentido. A obra está em fase de conclusão e adaptação do trânsito, mas não há previsão de data para ser inaugurada.

Em nota, a CET informa que as pinturas “são um desserviço aos ciclistas, uma vez que os induz a correr riscos ao circular em uma faixa que não foi planejada para receber bicicletas, nem oferece segurança necessária”. Depois da alegria, que durou tão pouco, os ciclistas se perguntam “vamos por onde”? (Cristiane Prizibisczki)

Leia também

Notícias
1 de fevereiro de 2023

Carne é responsável por 86% da pegada de carbono na dieta dos brasileiros

Pesquisa estima que consumo de carne também responda por 77% da poluição de corpos d'água associados à produção de alimentos e por 26% do uso da água

Salada Verde
1 de fevereiro de 2023

PV questiona legalidade da norma que permite venda de ouro sem checagem

Dispositivo da lei de 2013 permite compra de ouro baseado na “boa-fé” dos vendedores. Partido questiona constitucionalidade da lei no Supremo

Colunas
1 de fevereiro de 2023

Quem quer ver um cavalo-marinho?

Apesar da sua grande popularidade, ainda existem diversas incógnitas sobre a evolução, história de vida, morfologia e biodiversidade, pois são animais que não recebem tanta atenção

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta