Notícias

Bicicleta elétrica auto-regenerativa

A bicicleta elétrica da Sanyo, que recicla a energia nas freadas e descidas, indica como podemos aumentar a nossa eficiência energética.

Redação ((o))eco ·
7 de janeiro de 2010 · 13 anos atrás


Eduardo Pegurier

A Eneloop Bike, um modelo de bicicleta híbrida produzida pela Sanyo acaba de ganhar o prêmio de Eco-design da CES Awards. A CES (Consumer Eletronics Show) é uma feira que acontece todos os anos, onde os principais fabricantes de eletrônicos do mundo mostram suas novidades.

Eneloop é a marca da Sanyo para sua linha de produtos que procura reciclar energia, que também conta com um gerador solar portátil e vários acessórios que podem ser recarregados por ele. A bicicleta vencedora é híbrida. Você pode movê-la pedalando, usando o seu motor elétrico ou utilizando as duas coisas ao mesmo tempo. Nesse caso, o motor elétrico tem um modo em que apenas complementa a energia que o ciclista gera pedalando. Assim, ao subir uma ladeira o motor entra de forma a fazer com que o esforço continue confortável. Nos momentos em que se freia ou simplesmente a roda gira solta, um sistema regenerativo utiliza essa energia para recarregar a bateria da bicicleta. Usada assim, o alcance da bicicleta é de 100 km. Na moleza. Só o preço é duro: 2300 dólares. No Brasil, onde graças à nossa alfândega tecnologia barata não entra, aposto que sairá o dobro ou o triplo.

Além de o produto em si ser atraente, mostra que ainda estamos muito longe da fronteira da eficiência energética. O casamento da informática com veículos de todo tipo, eletrodomésticos, iluminação e tudo o mais que usar energia fará com que nossa capacidade de espremer todo o suquinho de cada fonte aumente muito.

Leia também

Reportagens
6 de dezembro de 2022

JBS, Marfrig e Minerva não estão em conformidade com lei europeia anti-desmatamento, mostra estudo

Regulação, aprovada na madrugada desta terça-feira (6), proíbe a entrada no mercado Europeu de commodities produzidas em áreas desmatadas após dezembro de 2020

Salada Verde
6 de dezembro de 2022

Pressão do agronegócio impossibilita recenseamento do IBGE em Mato Grosso

Situação foi revelada pela coluna de Míriam Leitão, em O Globo. Em ranking divulgado pelo Instituto nesta terça, estado ocupa último lugar no ranking de recenseamento

Salada Verde
6 de dezembro de 2022

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Meros de Conservação da Biodiversidade Marinha

Premiação quer dar visibilidade às iniciativas brasileiras de conservação do Oceano. Inscrições terminam nesta sexta-feira (09)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta